Contos Sertanejos - Momento inesquecível

As histórias que meu avô me contava eram fantásticas e hilárias, mas dentre todas as que mim faz lembrar ele certamente e a história da Guerra de Canudos, a qual sou fascinado.

O fato que meu avô relatou sobre a Guerra de Canudos era breve, mas era algo precioso que poucos sabiam sobre tal acontecimento no sertão baiano. Esse fato quem contou a ele foi o seu pai, o qual realmente ouviu e teve um maior contato com um degredado do Arraial de Canudos ou Belo Monte assim como você preferir.

Em um fim de tarde, estava sentado na cadeira de balanço do meu avô e ele para variar estava deitado dormindo em seu banco. Ali era um lugar em que adorava ficar para ler e tomar um chá de erva mate.

Em um dado momento estava distraído e meu avô acordou e levantou, logo fez a seguinte pergunta.

- O que você esta lendo – perguntou ele curiosamente.

- Estou lendo o livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha. É um livro que conta a história da Guerra de Canudos.

- Da Guerra de Canudos?

- Sim.

- Meu pai me contou que quando lá no sertão estava acontecendo a guerra teve um homem que apareceu aqui na Subaúma em frente a casa dele e o chamou quando viu aquele homem todo sujo, com as roupas rasgadas e magro como um graveto ficou assustado. Este homem pediu um pouco de água a ele, logo meu pai trouxe a água, assim que ele a bebeu contou-lhe o seu sofrimento. Ele contará que vinha fugido de lá de Canudos, onde tinha para todo lado cadáveres e casas totalmente destruídas pelo fogo, segundo ele parecia o inferno. E ainda contou-lhe que poucos conseguiram fugir e muitos foram perseguidos depois que fugiram.

Quando meu avô me contou essa história fiquei boquiaberto, pois ainda existia alguém que sabia de fatos muitos importantes desta guerra sertaneja. Imediatamente, perguntei:

- E o que mais este homem contará ao seu pai?

- Mais nada, apenas agradeceu pela água e sumiu no horizonte como fumaça, mas meu pai mim contou que algo o afligia, ele acreditava que alguém poderia esta o seguindo, por isso apresentava uma aparência de assustado.

Este fato contado pelo meu avô para mim foi importantíssimo, diria um momento inesquecível, pois tive um contato com alguém que realmente ainda sabia algo sobre a trágica destruição de uma vila e de seus habitantes.

RicOliveira
Enviado por RicOliveira em 24/12/2020
Código do texto: T7143048
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.