Contos Sertanejos - Leilão

Na comunidade do Riacho da Guia sempre no mês de agosto se comemora o dia de Nossa Senhora da Guia, a qual é padroeira da comunidade.

Em toda semana há comemorações – procissão, missa, festa e leilão - em homenagem a santa. Numa destas comemorações meu avô foi com seus amigos a pé, pois carro na época era caríssimo e quase ninguém possuía. Além disso, não iam de cavalo, pois não tinha onde colocá-los. As mulheres iam de pau-de-arara da Conceição para o Riacho da Guia, enquanto os homens saíram de casa as 15h00 e iam andando, a época era difícil transporte automotivo.

Nos leilões realizados no Riacho da Guia, os produtos eram coisas simples: galinha assada e/ou viva, goiabada, garrafa de bebida alcoólica, bonecas e entre outros, mas todo mundo participava do leilão, pois o objetivo principal era ajudar a igreja. Quem participava dos leilões eram os homens, pois para eles era uma forma de mostra quem possuía mais dinheiro e impressionar as mulheres, enquanto as mulheres ficavam apenas observando.

Ao iniciar o leilão, começa a disputa entre os homens e ainda tinha a questão da rixa entre as comunidades, porém o leilão acontecia de modo pacífico.

Em uma de suas lembranças destes leilões meu avô contará, ninguém brigava em respeito à igreja e a santa, mas como tudo tem uma exceção, um modo de causa conflito com seu rival sem brigar fisicamente é através da agressão psicologia.

Meu avô e seu amigo Carlos armaram uma brincadeira durante o leilão. Eles só entravam no leilão quando estava sendo leiloadas as bonecas, pois os mesmos tinham como objetivo rematar as bonecas e entregar aos outros homens da Conceição. Esta brincadeira deixava os rapazes da Conceição furiosos.

Durante um leilão de uma boneca de mais ou menos um metro, meu avô e Carlos a remataram por uns vinte cruzeiros. Eles foram até o leiloeiro e pagaram o valor e falaram para o leiloeiro que a boneca era para Paulinho. Paulinho era um velho que ficava “correndo” atrás da moças na Subaúma.

O leiloeiro que também adorava uma brincadeira participou desta armação. Meu avô mandou o leiloeiro esperar que Paulinho chega-se e quando o mesmo estivesse um bom tempo ali, o chamasse para ir pegar sua namorada.

Por volta das 18h20min, Paulinho chegou ao Riacho da Guia, depois de meia hora, perto de o leilão finalizar, o leiloeiro chamou Paulinho no microfone.

- Senhor Paulinho venha até o palco!

Paulinho ficou espantado, pois não havia participado do leilão e muito menos rematado algo. Ao chegar até o leiloeiro, perguntou do que se tratava:

- O que o senhor deseja comigo?

O leiloeiro pegou a bendita boneca e respondeu seriamente, porém se acabando de rir por dentro.

- Mandaram que lhe entregasse sua namorada.

- Que namorada?

- Está.

Meu avô e Carlos estavam no bar bebendo cerveja se acabando de dar risadas. Além do povo que se encontrava na praça. Paulinho ficou furioso com a brincadeira e imediatamente perguntou ao leiloeiro:

- Quem foi o filho da mãe que mandou que me dê-se esta boneca?

O leiloeiro se fazendo de desentendido o respondeu:

- Não conheço o rapaz, apenas pagou e mandou que lhe entregasse. Tome sua boneca.

- Minha não. Aliás, me dê.

Paulinho pegou a boneca e deu a primeira menina que encontrou pela frente. Depois disso Paulinho entrou porta adentro no bar furioso, quem já estava lá dentro tratou de ficar quieto, porém meu avô e Carlos continuaram a dar risada, mas Paulinho nem desconfiará que tenha sido eles os responsáveis pela brincadeira. Meu avô e Carlos tomaram seu último copo de cerveja e saíram rumo ao caminho de casa as gargalhadas.

RicOliveira
Enviado por RicOliveira em 27/12/2020
Código do texto: T7145087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.