Pizza Barata

29/12/2020

319

Estavam em um grupo de amigos em uma pizzaria famosa na cidade, conhecida pela sua massa fina e recheios de qualidade; bem frequentada. Ficava em um casarão antigo de esquina, em frente a uma praça arborizada e cuidada. Era um sábado à noite, verão quente e convidativo para um encontro assim.

Sentados à mesa, conversavam e alguns bebiam cerveja, outros caipirinha, refrigerante, aguardando às pizzas. A mesa estava animada, com risos e falatório alto, mas que não importunavam as poucas vizinhas, pois estavam também alegres e falantes seus ocupantes. Era tarde na noite.

As redondas chegaram cheirosas e fumegantes, estimulando o paladar, já atiçado pela fome e a bebida de alguns. Servidos, comeram e continuaram a conversa, até que:

-Gente, uma barata aqui na mesa? Vejam! – apontou um dos amigos para o inseto passeando calmamente sobre a toalha quadriculada da mesa. As mulheres aterrorizadas ao vê-la, levantaram imediatamente de pavor. O restaurante estava vazio.

-Vou matá-la! – disse um dos amigos perto da barata, que indiferente, seguia tateando com as suas antenas à procura de algo para comer. Cena irreal e cômica.

Mas, ao tentar com o guardanapo, ela voou para a parede onde outro amigo estava sentado com a sua namorada ao seu lado, que desviou assustada da intrusa!

-Mata ela! – disse o que não conseguira. Atônitos, acompanhavam o desenrolar do espetáculo, alguns rindo, outros espantados.

O amigo virou-se e deu rapidamente tapa forte com o guardanapo de papel tonteando-a, que caiu no chão cambaleante tentando fugir. Conseguiu pegá-la com o guardanapo viva ainda.

-Que coisa! Local afamado com baratas! Não devem ter sido dedetizado aqui. – disse a namorada do matador da barata.

-Que fazemos agora? – perguntou uma das amigas que se assustaram e levantaram da mesa com nojo.

-Vamos lá, e você querido vem com ela assim viva, falar com o responsável, ver o que ele diz! – sua namorada era advogada, e gostava de uma discussão!

Foram todos até o caixa, onde uma mulher, bem apessoada e com cara de poucos amigos, não entendeu a vinda do grupo, deduzindo ser algum problema pelas suas expressões faciais nada boas:

-Posso ajudá-los? – perguntou.

-A senhora é a responsável pelo restaurante? – questionou a namorada advogada.

-Sim, sou a dona, por quê?

-Querido, mostre a ela o que encontramos andando calmamente na nossa mesa! – falou para o namorado ao seu lado com a bichona no guardanapo, agora morta.

Ele abriu o guardanapo sobre a bancada do caixa e apareceu a baratona imóvel, e preservada. A dona arregalou os olhos de medo e pavor:

-Tire-a daqui, por favor, eu detesto baratas! – ele a recolheu envolvendo-a novamente no guardanapo, como prova do crime.

-Perfeito! Nós também detestamos, e ainda mais, no seu estabelecimento de renome na cidade, frequentado pela elite, se souberem desse fato, seria muito ruim para a imagem do seu restaurante, não acha? – completou a Doutora.

Ela hesitou por um instante, e falou:

-Fizemos a dedetização não faz muito tempo, e será que ela não veio de fora?

-Bem, minha senhora, se a dedetização foi bem feita, de fora ou de dentro, ela deveria esta morta, e não passeando pela sua casa, certo? – contra argumentou a advogada.

O grupo em volta acompanhava a conversa, tensa, pois parecia que a dona estava relutante em aceitar o fato, talvez pela sua presunção de ser o seu local muito bem frequentado e que não seria abalado por esse pequeno acontecimento, cotidiano.

-Pois é, mas ela veio de fora, com certeza! – retrucou a proprietária.

-Perfeito! Vamos então chamar a Fiscalização Sanitária para atestar que o seu restaurante esta dentro das normas de dedetização e assepsia definidas pela Secretaria da Saúde. – prossegue a namorada advogada.

-Não, não, vamos resolver entre nós, o que querem então?

-Bem, falando pelo grupo, acho que o mínimo é não pagarmos a conta, como forma de nos indenizar pelo fato; mas, caso ocorra algum problema de saúde de alguns do grupo, vamos solicitar a vistoria da Fiscalização Sanitária.

-Concordo; vocês não pagam a conta e logo na segunda feira vou fazer nova dedetização daqui!

-Perfeito. Estamos de acordo pessoal?

-Sim!

Saíram do local, e um dos amigos disse:

-Guarde bem essa baratinha, pois podemos usá-la em outro local! – diz brincando.

-Isso é o que se chama de Pizza barata! – retrucou o namorado da advogada, jogando a prova do crime na lixeira da rua.

Meu primeiro livro de contos em pré-venda, seu link:

https://www.eviseu.com/pt/livros/1628/vim-vi-gostei/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 30/12/2020
Reeditado em 30/12/2020
Código do texto: T7147692
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.