Contos Sertanejos - Ano Bom

O ano novo é uma data muito especial, principalmente para as pessoas do interior, pois é um momento de agradecer as graças alcançadas. Essa certamente foi uma fala de meu avô, que nas proximidades do ano novo ou melhor como as pessoas mais idosas chamavam inclusive ele, o Ano Bom.

Meu avô relatava como era o ano bom em sua mocidade, onde todos organizavam uma espécie de caravana, e no dia trinta e um de dezembro se arrumavam e andavam em torno de quinze quilômetros para a missa no Riacho da Guia e para a queima de fogos.

Realmente a caminhada era árdua, ainda mais por ter que ir descalço, devido a poeira, mas isso não era um empecilho para tal realização. Para que não fosse uma viagem monótona a resenha e pilherias resultavam em muitas gargalhadas. Logo a viagem era rápida, ao chegarem no local todos iam na casa de parentes próximos e lavavam o pés e colocavam os calçados que haviam levados nas mãos.

A igreja sempre lotada o mesmo acontecia na praça em frente. Ao término da missa, por volta das vinte e três horas todos já começavam a se organizam para assistir a queima dos fogos, era um grande espetáculo no povoado.

Todos festejando e se abraçando era muito bom. Mas, o melhor ainda estava por vim, ter que caminhar mais quinze quilômetros de volta para casa. Poderia ser cansativo, mas está com nossos familiares e amigos não tinha preço.

Assim, era o nosso ANO BOM!

Um comemoração simples, porém rica em fraternidade.

RicOliveira
Enviado por RicOliveira em 01/01/2021
Código do texto: T7149180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.