Assim termina uma humanidade.

Assim seria sua morte, morte que de todas as formas lhe parecia improvável. Os sinais indicavam que tudo estava bem.

Completados três meses de trabalho num supermercado no centro do bairro mais populoso e estigmatizado da cidade, vinha de carona na motocicleta do próprio patrão. Quando,fechados entre dois outros veículos a colidirem-se numa freada brusca para fugir de algo pior, ela foi lançada pra fora da moto e bateu com a cabeça no meio fio. Morte certa, confirmaram os primeiros socorros. Sua mãe quando soube, parou no hospital, sendo detalhes do enterro resolvidos por uma tia. Logo a notícia se espalhara pelo Whatsapp chegando aos aos movimentos paroquiais dos quais a falecida fazia parte.

Informadas do horário e local do enterro, as senhoras do Apostolado da Oração combinaram de antes das onze, horário da saída do féretro, munidas de seu manual, bandeira, fitas e terço rezarem a celebração da esperança e o terço da misericórdia. Já pela metade do terço interrompidas pelo padre, o qual estimulando um breve memorial sobre os feitos da defunta, sentou -se para ouvir as homenagens de alguns conhecidos.

A decana do Apostolado iniciou:

- Gente, eu conheci os avós dessa menina, comadre Licinha era uma pessoa muito estimada. Dona Vera, nós do Apostolado convivendo muito pouco com sua filha, ano somente. Ela sempre ia nas reuniões, cantava, e cantava bem, tinha o dom da palavra, nenhum evangelho ficava sem o comentário dela. Sempre disposta, disponível, nunca dizia não. Quem mais tinha contato com ela é Santinha, pois eram amigas antes dela ser uma zelada. Mas sim, era uma menina de Deus, de muita fé, Nunca faltava as missas.

Realmente- disse Santinha- a gente era muito amiga. Quando minha filha mais velha estava trabalhando noutra cidade, por medo de ficar sozinha eu a chamava pra dormir lá em casa, passávamos a noite toda a conversar, dávamos muitas risadas. Sim, uma menina de fé. A tinha como minha filha. Dito isso, calou-se.

- Pois bem, disse o padre,- tenho certeza de que se outras pessoas falassem, aqui, ficaríamos horas. É certo que os muitos erros cometidos por nossa irmã , foram esquecidos, isso é bom e saudável, manter em nosso coração a memórias dos bons exemplos, das coisas boas.

Terminada a encomendacao, um atraso da equipe funerais reduziu o número das pessoas, ao passo que a chegava em casa. Ouvindo sobre as belas palavras ditas ali, entriteceu-se, e desabafando declarou: Gostaria de ter Essa não era minha filha.

- É sempre assim, disse a irmã mais nova: depois que morre todo mundo vira santo. Dessa santa não serei devota.

Sai o féretro.

- Dois membros do Coral, desejo um bom descanso, mas aqui vamos descansar mais que ela. Deua sabe o quanto aquela criatura não era fácil.

- É, mesmo, desculpa estar ouvindo vocês. Mas já chegou a comentar com o pessoal da liturgia da mania dela de se pavonear. Irritante sabe tudo. Sempre chamando atenção, e sendo grosseira.

- Tinha lhe aconselhado a não confundir sinceridade com grosseria. Não quis me ouvir, teve de ouvir do padre.

Realizou-se enfim o enterro, com o esperado número de quinze pessoas, isto é, somente a família, e finalmente tudo retornara a sua ordem. Inclusive no antigo quarto da defunta, sucedendo um profícuo período de paz.

Lirianna
Enviado por Lirianna em 09/01/2021
Reeditado em 10/01/2021
Código do texto: T7155802
Classificação de conteúdo: seguro