A viagem

Lá vem o trem ziguezagueando na fazenda. A máquina vai sendo conduzida por alguém experiente.

O trem vem surgindo em meio ao rebanho. Lá vem a Maria Fumaça puxando os vagões de passageiros. Da janela lateral alguém observa as flores do campo. A oeste se vê a serra onde uma bela moça de grossas tranças desce com um feixe de lenha em direção a casinha de pau a pique.

Lá vem a agulha zizuezagueando pela fazenda. A máquina é pedalada pelos pés de dona Candoca. E o plic plic da agulha vai contarnando as vaquinhas riscadas em papel carbono. As flores já foram bordadas e enquanto a agulha e a linha trabalham desenhando a chaminé da Maria fumaça, o café fumegante levanta fumaça na caneca de dona Candoca.

Há dois dias a senhora trabalha na toalha de mesa bordada.

No terceiro dia alguém pergunta quem seria a moça de grossas tranças que desce a serra. Dona Candoca sorri contente e responde:

– Essa sou eu, quando jovem, que descia feliz a Serra lá no interior de Minas Gerais.

Kelle Marinho
Enviado por Kelle Marinho em 19/02/2021
Código do texto: T7188177
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.