O maestro

Mesmo com o forte vento, a neve e a temperatura tão baixa que é capaz de deixar as pessoas sentirem que seus narizes irão cair, eles foram ansiosos para a Ópera de Oslo. Todos os assentos estavam ocupados, fazendo com que o garoto de 28 anos ficasse mais nervoso para sua primeira apresentação como um maestro. “Muito jovem para esse tipo de trabalho”, esse pensamento estava perseguindo sua mente enquanto ele andava em círculos no camarim, constantemente removendo o suor de suas trêmulas mãos.

- Eu provavelmente vou deixar o bastão cair. Eu não serei capaz de seguir o tempo das músicas- Ele ficou repetindo para si mesmo.

Ninguém da sua família estava lá, mas ele não se importava, eles eram ignorantes demais, além de que não apreciavam e não sabiam nada sobre música clássica. Ele realmente se tornou a ovelha negra da família quando decidiu que se tornaria um maestro. “Você vai morrer de fome!”, quantas vezes ele ouviu isso ? Nenhuma ligação nos últimos seis meses, quando ele falou para todo mundo sobre o evento que iria ser o começo da sua carreira.

- Você realmente espera que nós iremos viajar milhares de quilômetros para ver você movendo suas mãos sem nenhum sentido, enquanto os outros músicos tocam uma música sem letra por três horas !? Fracamente, Chris ! Você pensou nisso !?- Seus pais gritaram no telefone.

Como alguém não consegue apreciar essas maravilhas ? Era estressante para ele ouvir sua própria família desprezar o que ele mais amava em toda a sua vida, algo para o qual ele estava disposto a viver. Espalhar as músicas para as pessoas, mas elas não são apenas músicas, elas têm algo mais, elas dão um prazer que todos devem sentir antes de morrer.

Quando ele viu que faltava trinta minutos para a sua apresentação, Chris pegou as partituras e começou a revisá-las, memorizando o tempo e as notas. A beleza e magnitude delas eram tão intensas ao ponto de escutá-las na sua mente. Ele fechou os olhos e começou a fazer todos os gestos para conduzir a orquestra. Imagens dos compositores mortos apareceram como uma viagem no tempo através dos séculos passados.

Mozart, Beethoven, Bach, Vivaldi, Tchaikovsky, Chopin, Schubert, Grieg, Rachmaninoff, Verdi, Orff, Saint-Saëns, Rimsky-Korsakov…

- Eu nunca serei como eles. Eu nunca terei a genialidade deles para criar essas obras de arte- Ele começou a pensar que Rose estava certa, mesmo sendo uma piada, ele era um maestro fajuto.- Deus, eu odeio aquela menina.

Ele tinha certeza que ela estava lá, sentada ao lado de Cleméntine no camarote.

- Como Cleméntine pode ser amiga daquela uma garota vegana com o cabelo cacheado, como uma juba de leão, pintado com todas as cores do arco-íris e com uma extrema, obsessiva e estranha idolatria por Salvador Dalí ?- Chris procura essa resposta todos os dias, mas uma coisa ele tinha certeza: Rose tinha problemas e ela não conseguia suportá-lo. Ela veio da República Tcheca apenas para atrapalhar a sua vida e com a expectativa de escutar Rossini, o único compositor que ela escutava.

Mas Rose não seria um problema, tudo naquela noite deveria ser perfeito, porque Cleméntine foi a pessoa que o apoiou todo dia e era o seu aniversário, como presente e para mostrar a enorme gratidão pela sua esposa, a orquestra iria tocar as suas músicas favoritas. Quem mais no mundo iria aceitar esse presente como se fosse o melhor da sua vida ? Ela era única, como Canon em Ré, de Pachebel, essa música encantava-a de uma maneira que ele não conseguia descrever. Ela apenas esquecia de tudo e cantava a melodia enquanto ficava no balanço azul no jardim da casa deles.

Chris casou com Cleméntine porque ele sabia que ele nunca iria conhecer que ama música clássica o quanto ele.

- Música Clássica é capaz de penetrar e limpar a alma- Ela sempre fala isso quando passava por momentos difíceis e Chris tocava piano para fazê-la sentir melhor. Victor Hugo disse uma vez que a música expressa o que não pode ser dito em palavras e o que não pode ficar em silêncio, era assim que Cleméntine agia, nunca dizendo os seus sentimentos, ela tentava, mas era vão. A música clássica faz isso para ela.

Dez minutos…

Apenas dez minutos para a exibição de suas habilidades, ele não estava psicologicamente preparado. Ele precisava de Cleméntine, ele precisava ouvir suas frases encorajadoras, mas a segurança não a deixaria entrar nos bastidores, então ele começou a lembrar da conversa que eles tiveram há umas noites atrás:

- Eu deveria desistir de ser um maestro.

- Você esta com medo de que ?- Ela perguntou

- De não ser bom o bastante e se eu não sou um bom maestro, me imagine como um compositor. Eu não tenho a capacidade de fazer isso, Cleméntine. Eu não tenho a experiência e a dignidade para conduzir essas incríveis obras.

- Então conduza com paixão. Deixe as músicas fluir através da sua mente e fique satisfeito com isso, eu aposto que todos os mestres da música clássica sentiram o mesmo que você. Não volte atrás, Chris.

Faltando apenas cinco minutos, ele pegou o bastão na mesa e olhos as partituras pela última vez.

A intensidade do Requiem de Verdi. A incomparável Sinfonia No 25. A serenidade de Morning Mood. A desolação do Lago dos Cisnes. O impacto de The Flight of the Bumblebee. A exuberância do concerto para violino No 2. A doçura de Für Elise. O deslumbramento de As quatro estações. A melancolia de Vocalise. A grandeza de Oh Fortuna e a morbidez Danse Macabre seriam as sensações sentidas pela plateia ao escutá-las.

Enquanto Chris andava pelos bastidores, os inúmeros “Boa Sorte” para ele conseguiram transmitir um pouco de nervosismo. Depois de todos os músicos se posicionarem, ele respirou fundo e foi para seu lugar sem olhar para as pessoas, só ouvindo as suas palmas. Quando abriu a primeira partitura, ele olhou discretamente para o camarote a sua direita e conseguiu ver na sua esposa a confiança que ele não tinha.

O maestro fechou os olhos por alguns segundos antes de fazer o gesto inicial para que o som da primeira nota entre as milhares naquela noite ecoasse através do local.

Clarice Gaarder
Enviado por Clarice Gaarder em 05/03/2021
Código do texto: T7199204
Classificação de conteúdo: seguro