A CONVERSA SECRETA DE UMA MÃE.

A SAGA DA FAMÍLIA NOBRE

Episódio n° 07

Eu não conhecia essa história, mas minha mãe nos seus últimos dias de vida e com seus 94 anos me contou :

Quem diria você Betinho, como ela gostava de me chamar, vejo você um homem realizado, mas você sofreu.

Aí ela passou a contar essa história.

"No ano de 1958, chega ao auge de uma das mais graves seca no Nordeste, que logo se transformaria em calamidade pública.

Nessa época morávamos no interior de Quixadá, Ce, não tinha alimentos o estoque já havia acabado, só se fazia uma refeição(almoço) por dia, você tinha 03 aninhos, chegou perto de mim e puxou na minha saia e disse :

"mamãe, mamãe, estou com fome".... olhei pra voce, com os olhinhos pretos arregalados e ao mesmo tempo triste, olhando pra mim e não havia nada pra comer, já era duas horas da tarde, isso me deu uma tristeza.

Então eu olhei para as panela que estavam em cima do fogão a lenha e nada tinha somente água, quando encontrei um pacotinho com farinha e fiz um caldo temperado com cebola.

Você meu filho, disse ela, bebeu um prato de caldo que encheu o "bucho" e depois foi brincar .

Horas depois vi você correndo no quintal alegre, brincando com os amiguinhos, fui no quarto e comecei a chorar, não de tristeza mas de alegria, por ver você alegre".

Confesso que depois dessa história, olhei nos olhos de mamãe e vi um brilho eterno e uma mente cheia de lembranças, fui no banheiro e desta vez quem chorou fui eu, não fiz isso na frete dela, para ela não se emocionar.

Existe o choro de tristeza, de alegria, mas o meu naquele momento foi de GRATIDÃO.

Nesse dia da MULHER, presto essa singela homenagem a vocês mulheres, que tem o dom da gestação e com certeza fariam o mesmo por seus filhos.

Todos nós temos histórias pra contar e essa é uma história ÍNTIMA, que não deveria sair do anonimato, porém me sinto na obrigação de narrar o fato, para servir de exemplo para meus entes queridos, principalmente para meus filhos, que um dia vão ser pai.

Obrigado minha querida mamãe...

Descanse em Paz.

CONTO de Edilberto Nobre baseado em fatos reais

08.03.2021