DONA BORBOLETA

A imponente borboleta sai todos os dias às 9h da manhã e nunca sai 8h59 ou 9h01. Seu lema de vida é ser pontual. Para ela, atrasos não têm justificativas. Ser pontual é ser tudo.

Certa vez, alguém de sua equipe chegou atrasado. Ela, intrépida, logo assinou a demissão daquele funcionário.

Oito dias depois dona borboleta recebeu uma ligação. Era o setor internacional de casulos.

Ela havia sido denunciada pelo ex funcionário. Chegando a reunião ela logo trabalhou na defensiva: “Um segundo de atraso caracteriza um ano de prejuízo, dez anos de indecisões, muda tudo. Perder tempo nunca terá justificativas plausíveis”. Então ela ouviu os membros do setor.

Cara Borboleta – disse Sol, presidente responsável.

Não será possível que continue na direção da empresa. Sua mania de pontualidade tem distanciado a qualidade de sua equipe. Uma vez que cobra pontualidade, mas é a responsável pelo excesso de atrasos. Seu último funcionário demitido estava a seu serviço. Para ser mais exato, na lavanderia buscando as suas roupas.

Não... eu... eu não faria isso – falou dona Borboleta

Sim, fez – exclamou Árvore, gerente de relações interpessoais

A senhora foi imprudente em mais uma demissão.

A impontualidade esta sendo a última coisa que nos fez ter prejuízos. Sua arrogância e egocentrismo nos trouxeram sérios problemas.

Todos os funcionários serão readmitidos – Sol pontuou

E você devera ir ao RH.

Não... eu posso... posso mudar. Sim... eu posso mudar. Me deem uma chance!

Não... não sabemos se isso podera ser feito – acrescentou Lua, vice presidente.

Nós vimos os dados e tudo que sua atitude fez com nossa empresa.

Uma segunda chance não parece viável.

Os membros reuniram-se e tomaram uma decisão .

Dona Borboleta chegamos a uma conclusão: Lhe daremos uma nova oportunidade. Mas com uma importante condição. Você será observada e avaliada por seus funcionários.

Acreditamos que imprevistos acontecem. E que será primordial a mudança de sua visão. Uma coisa é atrasar uma ou duas vezes de maneira justificada. E outra, é fazer isso com frequência. E em algumas, sem justificativas. Esperamos que tudo ocorra bem. Alguma dúvida? – perguntou Tempo, secretário geral.

EU ME DEMITO! Gritou dona Borboleta.

Todos ficaram em choque.

Moral da história: Nem todos conseguem uma segunda chance. Uns conseguem, mas não aceitam as condições impostas. Não estamos preparados para mudar nossa visão nem aceitar ser observados por ninguém. Quando acreditamos em algo, não gostamos que alguém diga o contrário. Esperamos apenas que aceite. Muitas vezes não nos tocamos que nosso ponto de vista pode esta afetando aos outros. E que podemos não ser o exemplo que pensamos ser. E que imprevistos acontecem. Ser pontual é um dom, mas é um dom que também tem suas exceções.

Ronaldo Crispim
Enviado por Ronaldo Crispim em 25/03/2021
Reeditado em 25/03/2021
Código do texto: T7215624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.