Queijo Ralado

25.04.2021

353

Domingo era o dia de se comer macarronada no almoço na minha casa, uma tradição italiana, e virava uma festa.

Frequentemente vinha o irmão mais novo do meu pai com a sua família, seu amigo inseparável, e a irmã caçula deles, minha tia solteirona. O molho de tomates era preparado pela minha mãe no dia anterior, com “brachola” - um bife enrolado com pedaços de toicinho, cenoura e salsinha, em uma panela enorme e cozido durante quase todo o dia. Concluído, era denso, de um vermelho vivo e forte, com um aroma maravilhoso. Eu adorava enfiar o pão velho nele e depois no queijo parmesão ralado, “Faixa Azul”, deliciando-me com esse aperitivo antes de almoçarmos - uma iguaria inesquecível. Minha mãe ralhava comigo para parar de deixar migalhas de pão ao enfiá-lo no molho. Meu pai conversava com o meu tio, enquanto passava um grande pedaço de queijo parmesão no ralador sobre um prato fundo, criando um enorme monte de fiapos amarelos reluzentes, emanando aquele cheiro inebriante e convidativo. Os dois bebericavam uma dose de uísque, comentando assuntos animados e alegres. Riam muito, eram grandes e inseparáveis amigos.

A conversa na cozinha entre os adultos era alta e alegre, e nós, os pequenos, brincávamos em volta com grande algazarra, como uma perfeita cena de película italiana: uma balbúrdia de sons, risadas, ruídos e cheiros intensos. A alegria imperava. Boas lembranças da minha infância pura e ingênua, fora a “pastasciutta da mama”, maravilhosa e inigualável.

Esses momentos felizes vieram a minha mente, enquanto absorto, ralava também um pedaço de parmesão como fazia o meu pai.

O ferver da água para cozer o macarrão começou a borbulhar fortemente na panela, fazendo com que a tampa pulasse, voltando das minhas lembranças daqueles tempos felizes em família ao ouvir esse som metálico.

Faria o “macarrão de pobre”, com alho frito no azeite, pão velho ralado, parmesão e salsinha, pois não poderia deixar de manter a tradição familiar, sendo domingo. Essa receita era da minha tia solteirona, a irmã caçula do meu pai. Dizia ela que era de pobre, porque na Calábria, região da Itália e local da origem da nossa família, muito atrasada e paupérrima, aproveitava-se tudo o que sobrava das refeições. Ela morava em uma quitinete em prédio à Rua das Palmeiras em São Paulo, onde o meu pai também tinha uma no mesmo andar, com as portas de entrada frente a frente. Morei na do meu pai quase todo o período em que fiz a faculdade de engenharia, nos anos setenta, época dos meus vinte anos felizes. Convivemos bastante e gostava muito dela. Muito querida e alegre, e ótima cozinheira, sua língua de boi ao molho de tomates era famosa na família.

Coloquei o espaguete fino na água fervente, e ao mesmo tempo, comecei a fazer o molho aquecendo o azeite na frigideira, fritando o alho sem queimar. Macarrão no ponto, escorrido e juntado ao molho, salpiquei o farelo de pão, o parmesão ralado e a salsinha. Pronto para comer.

Sentei-me sozinho para essa refeição de domingo (minha mulher fora para o sul ver a netinha), mantendo a tradição italiana. Não fosse pelo queijo que ralei, não me lembraria daqueles deliciosos e inesquecíveis momentos que tive em família aos domingos. Saudades!

Ah, o “macarrão de pobre” é simples e saboroso, mas nada comparado a inigualável macarronada da “mama”, claro. Saudades, muitas, de um tempo que não volta mais.

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 25/04/2021
Reeditado em 28/04/2021
Código do texto: T7241197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.