SONHO INTERROMPIDO - BVIW

Celina, de nove anos, olhava para a blusa de Lígia, sua amiga de classe, na escola pública, sempre impecavelmente branca, sem nenhum vinco, lisinha, lisinha! Achava lindo o contraste da blusa alva e bem cuidada, com a pele dela, bem morena. Depois Celina olhava para a própria blusa, amarelada como ela mesma... e amassada. Só não estava pior, porque ela molhava as mãos e tentava esticá-la, antes de sair de casa. Quando viu sua blusa na foto individual que tiraram na escola, decidiu fazer algo a respeito. Sua mãe não queria saber de nada... andava deprimida, desde que seu pai saíra de casa, e a empregada havia sido demitida, por falta de grana. Um dia, Celina foi ao quartinho dos fundos, onde hibernava, na prateleira, um antigo ferro que há muito não se encontrava com roupas. Abriu a mesa de passar, e estirou sua blusa que ficou ótima, apenas amarelada ainda, mas sem vincos. No dia seguinte, sentiu-se quase orgulhosa perto de Lígia. De tarde, em casa, apanhou uma outra blusa do varal e foi passá-la. Ainda não tinha começado a tarefa, quando ouviu a voz de Lígia no portão. Foi ter com ela, começaram a pular corda, e Celina se esqueceu da vida. No dia seguinte, foi ao quartinho buscar a blusa para ir à escola, mas ficou horrorizada. A mesa de passar estava carbonizada, o ferro sobre ela, o fio do ferro retorcido e desconectado da tomada, que ficou grudada na parede. Tinha largado o ferro ligado a noite toda, houve um curto circuito, e o fio derreteu. Apavorada, chamou a mãe, que veio meio zonza, por conta do remédio que tomava para dormir. Ela olhou o estado da mesa e do ferro, pegou a blusa de Celina que estava sobre um banquinho e, entregando-a a ela, disse-lhe: Graças a Deus, ainda não foi desta vez que você incendiou a casa... vai rápido, está atrasada! Vou guardar este ferro onde você nunca mais vai encontrar. Celina e sua blusa amarelada e amassada foram para a escola...no rostinho, uma lágrima de frustação pelo sonho interrompido de ter uma blusa passada e lisinha.

Ouvindo HAUSER - Lacrimosa (Requiem de Mozart)

https://youtu.be/cOLk31P3NtY