IVAN E O MENDIGO 

 

Eu sempre chego atrasado às aulas e todo dia tenho um motivo diferente para justificar minhas faltas, e dessa vez  o motivo foi um mendigo chamado Seu Dirceu.


Hoje o dia estava ensolarado e escaldante e eu atrasado como sempre, faltava apenas dez minutos para o início da aula, dessa vez parecia que eu iria quebrar esse padrão. Na calçada de uma padaria, morava o Seu Dirceu, ele pedia comida e todo mundo passava e o ignorava. Eu não conseguiria passar por ele e o rejeita-lo, então resolvi ajudar o mendigo. Seu Dirceu pediu apenas um alimento.


Eu voltei para casa correndo, entrei escondido e em movimentos calmos cheguei ao quarto, minha mãe não podia me ver se não a cinta já comia o coro. Peguei algumas moedas e umas notas, e sai de maneira sútil. 

 

Eu me encontrava eufórico e suado, entrei na fila da padaria, e justo naquele dia havia muitas pessoas no estabelecimento. Depois de alguns minutos, minha vez chegou, e com meu pouco dinheiro comprei um pão e um suco e ofereci ao mendigo, e ele respondeu "Se você tinha dinheiro para comprar pão e suco, por que não comprou o pão recheado? É mais gostoso". Eu não entendi nada, até que o dono da padaria chegou, e disse para mim que o Seu Dirceu era um mendigo falso, ele tinha casa e família, mas gastava toda a renda em bebida, e depois ficava pelo chão pedindo alimento, por isso todos o rejeitavam. Eu fiquei profundamente triste e decepcionado, e na hora que me despedi do Seu Dirceu, o relógio em meu pulso vibrou, eu estava atrasado e ainda faltavam uns sete minutos de caminhada até a escola.


Diretora, esse foi o motivo pelo qual eu cheguei atrasado hoje, que reviravolta né, depois de toda essa história vou ficar prejudicado ou vou conseguir recuperar o que perdi? Pensa com muito carinho em... Você é a pessoa da escola que eu mais gosto, depois da ... você sabe quem é, até mais!

 
De: Ivan Lima 
Para: Diretora Rosana

 


Produção: 06/01/2021 - 07/01/2021
Escrita: 08/01/2021
Reescrita: 25/03/2021
Publicação: 23/05/2021

Chris Aponuceno
Enviado por Chris Aponuceno em 23/05/2021
Reeditado em 02/09/2022
Código do texto: T7262314
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.