Mudos e Silenciosos

113

Chegaram pela manhã, em torno das dez horas. Vieram em três: um mais velho, o montador; dois jovens, os ajudantes, um com cabelo "black power" e outro com boné de "mano". Vão instalar as portas e janelas que vieram já prontas da fábrica e foram entregues no dia anterior na reforma que estou cuidando.

-Bom dia, tudo bem, fizeram boa viagem? - cumprimento-os. Estendo a mão ao mais velho para aperto. Parecia ser o pai dos rapazes.

-Bom dia! Sim, viemos bem, saímos às cinco horas da manhã - aperta a minha mão e diz: -Luciano.

-Prazer Luciano! - respondo e digo o meu nome.

Os rapazes me estenderam também as mãos sem nada dizer, aperto-as uma a uma:

- Tudo bem? - pergunto. Eles, calados.

Retiram as ferramentas do carro, ou melhor, as suas características malas duras com as marcas respectivas grifadas. Hoje tudo se faz com elas: furadeiras, serras, "esmerilhadeiras" e outras mais, pois facilitam muito os trabalhos, apesar de barulhentas. As colocam devidamente alinhadas no chão, silenciosamente. Parecem de gato, seus movimentos!

Informo ao Luciano como será a sequência da montagem, de onde para aonde. Os rapazes, quietos, começam cada um a fazer a sua tarefa, sem qualquer ordem ou instrução: o "mano" inicia a retirada dos plásticos das embalagens das esquadrias; o "black power" abre as caixas onde estão os acessórios de montagem e liga a extensão para alimentar com energia as máquinas, retirando-as das maletas. Luciano verifica o primeiro vão, mede e olha para os dois que pegam a respectiva janela, desembalam e trazem o quadro para ser instalado. Nenhuma palavra é dita! Depois serão colocadas as folhas de correr com os vidros já nelas. Assim começam os trabalhos, cada qual com a sua função, sem necessidade de qualquer orientação. Parece que trabalham anos juntos. Fazem tudo calados e silenciosamente. Focados! O único barulho esparso é o da furadeira. Até ela é silenciosa!

Fiquei impressionado. Muito diferente da "turma do Zezinho" - os mineiros que fizeram os serviços de pedreiro e carpinteiro - barulhenta, com música sertaneja alta no rádio, conversadora e gozadora, com o jeito mineiro de falar e rir - era uma festa! Agora, só se escutam murmúrios, o curto zunir de uma ferramenta e nada mais.

Colocam o quadro da primeira janela, nivelam e fixam em cerca de dez minutos. As duas folhas de correr com os vidros em mais quinze minutos. Aplicam a espuma expansiva nas frestas junto à parede e pronto: está montada a primeira janela. Faltam ainda os acabamentos finais.

Tudo foi tranquilo e coordenadamente feito, sem nenhum movimento ou ação desnecessária. Continuei me impressionando. Que harmonia, como uma orquestra!

Mas, havia as portas de correr envidraçadas, grandes e pesadas - todas com muita altura e largura, tendo uma delas quatro metros de largura e quatro folhas. Será que seria tão fácil assim?

Seguem em sua orquestração muda.

Montam a segunda janela e partem para uma das portas. Aguardo. Foi tranquilo, tanto quanto as janelas. Pensei: vão instalar todas as nove peças hoje, certeza! A mudez silenciosa deles continua - estão compenetrados em suas ações para não perder tempo. Sigo me impressionando: faz duas horas, quase hora do almoço e já estão duas janelas e duas portas colocadas!

O dia segue, deixo um pouco o acompanhar dos trabalhos. Volto no meio da tarde e estão colocadas mais duas portas e as duas janelas menores do lavabo e despensa também. O silêncio continua junto com o trabalho, inseparável. Puxo conversa:

-Vocês sempre trabalham assim, silenciosamente?

-Sim! Estamos acostumados. Muita falação distrai e sai besteira!

-São seus filhos?

-Não! Um é meu sobrinho (o "mano"), o outro está começando agora e vai indo bem, aprende fácil.

-Olha, estou mais impressionado ainda, pois não imaginava que um deles estivesse começando, parece veterano! Parabéns! Treinou muito bem a sua equipe, como uma orquestra: trabalham em perfeita harmonia.

Ele e os pupilos continuam, indo agora para a porta maior. Acompanho, em silêncio também.

- A última! Espero que não dê problema - comento com eles.

- Pois é. Às vezes elas é que dão, as últimas!

Os três levam o enorme quadro até o vão, levantam verticalmente, e o seu peso faz vergar um pouco a parte de cima do quadro. Ele enrosca em um dos lados, na parte superior do buraco na parede!

- Dito e feito! - resmungo - Não entrou! - complemento.

Luciano continua calmo, como os meninos; olha ali, olha lá, ajusta aqui e acolá e consegue, com jeito e experiência de quem sabe o que e como fazer, colocar o quadro no enorme vão. Perfeito!

Nada como quem sabe fazer, penso.

-Achei que não entraria! - comento.

-Foi tranquilo. Amanhã colocaremos as portas e finalizaremos as montagens de todos eles com os acabamentos. - disse em um murmúrio, quase um susurro.

E assim foi, terminaram as instalações das esquadrias no dia seguinte, da mesma forma como iniciaram: mudos e silenciosos.Perfeitos!

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 11/06/2021
Código do texto: T7276473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.