Um pouco de "A soma dos nossos dias". Livro de Fortunata Fialho

(...)

Comecei a viagem com uma visibilidade impecável, mas de repente um denso nevoeiro surgiu como uma cortina para a invisibilidade. Cega momentaneamente, confesso que me assustei.

Quando cheguei ao trabalho uma notícia deixou-me bastante triste e preocupada, um meu antigo aluno foi colhido por um touro e está a lutar pela vida no hospital. Como é possível que estes miúdos se metam em situações destas? Só tem dezasseis anos, espero que consiga recuperar, ninguém merece. Numa aula de Educação Física duas miúdas magoaram-se e foram para o Centro de Saúde. No intervalo seguinte uma brincadeira a imitar as touradas correu mal, quando um dos miúdos tentava dar uma “marrada”, falhou o alvo e embate no vidro de uma porta com a cabeça. O sangue era mais que muito e tiveram de chamar o INEM. Novo intervalo e a bola que um aluno transportava foi-lhe retirada e pontapeada. Novo vidro partido. Por esta leva vamos ficar sem vidros na escola e sem alunos inteiros.

Os miúdos de uma das turmas levaram uma caixa de sapatos quase cheia de rebuçados para uma atividade de Educação Moral e Religiosa Católica e, como era óbvio, sobraram imensos. Para onde tinham de vir? Para a minha aula. O regulamento interno diz que é proibido comer nas salas de aula. Eu bem que queria que assim fosse. Tarefa inglória, assim que voltava as costas lá se distribuíam rebuçados e só se ouvia o desembrulhar dos chamativos e apetitosos doces. Venceram-me e eu acabei por pedir, ou melhor exigir que não aparecessem papéis no chão. Até eu acabei por ter de aceitar alguns. Claro que não os comi, tenho que dar o exemplo, mas bem que me apetecia um. Resisti orgulhosamente marcando a minha posição, não comeria na sala de aula.

Para finalizar bem o dia de trabalho fiquei a saber que o meu antigo aluno, que tinha sido colhido pelo touro, já não corre perigo de vida.

(...)

Fortunata Fialho
Enviado por Fortunata Fialho em 13/06/2021
Código do texto: T7278134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.