PALAVRAS SOLTAS

Faço parte de um grupo que se dispõe a escrever um microconto por dia, baseado em uma palavra proposta pelo administrador. Reúno aqui alguns para que não se percam:

LIMPEZA:

As funcionárias da ala psiquiátrica comentavam sobre a nova paciente: "Estava fazendo sabão e, de repente, jogou ácido na irmã."

Respondeu uma enfermeira velha de casa: "E ela ia jogar em quem? São os mais próximos que nós alimentamos os ódios e amores mais profundos. Vai ver queria fazer uma limpeza em sua vida."

SENTIMENTO:

Viveram uma exasperante paixão. Tão tórrida e cheia de drama que Todo Sentimento, do Chico, tornou-se sua trilha sonora. A perdeu, caiu doente, doente. Não a reencontrou, mas vive seu tempo da delicadeza. Com a esposa.

GARRAFA:

A garrafa de uísque ficava na estante, testemunha dos seus anos de embriaguez. Depois que seu filho fez 15 anos percebeu que a cor do líquido começou a mudar lentamente, a cada dia parecer-se cada vez mais com chá. Mas não a abria, com medo de assombrações velhas e novas...

FRESCURA:

"A diferença entre o gostar e o estar apaixonado é que no segundo o relacionamento com o objeto da paixão passa a definir o indivíduo..."

Quanta frescura, pensou o aluno entediado. Sem entender a teoria, mal sabia o coitado que sua aula prática estava sentada ao seu lado.

OFERTA:

-Que vergonha Alcindo! Que vergonha!

-Mas o padre não falou que qualquer oferta era válida?

-Mas cupom de desconto de farmácia, Alcindo!

OVELHA NEGRA:

Ovelha negra, saiu de casa prometendo voltar apenas quando vencesse. Neste orgulho, passou a vida dependendo da bondade de estranhos.

BARRACÃO:

Mesmo já fechado há mais de um ano, Dona Neusa visitava o barracão e o limpava toda a semana. Seu silêncio a ensurdecia. Mas de tempos em tempos, passava horas olhando pro nada, perdida em passados carnavais.

ZODÍACO:

Caminhou por toda a abóboda celeste em matéria de amor. Por isso ninguém entendeu porque, de todo o zodíaco, casou-se com uma mulher de escorpião. Ao ser inquerido respondia: "É o veneno".

ACONCHEGO:

No aconchego dos braços de Nádia, esquecia-se de tudo. Dos barulhos da cidade grande que tanto o assustavam à visão de seu facão rachando a cabeça de sua noiva em seu distante vilarejo, que tanto o assombrava.

#microcontofatimaflorentino