Saudade do São João

Quando eu era criança eu esperava com muita ansiedade o São João aqui na Bahia se festeja na noite do dia vinte e três de junho.

Na escola dançava quadrilha, ensaiava as declamações e danças eu amava.

Vestida de caipira, minha mãe como boa costureira caprichava no vestido, sempre gostava muito das comidas típicas aos fogos e fogueira.

O queijo de cuia muito bom! O amendoim cozido, a canjica de milho verde, milho cozido e os bolos? Carimã, aipim e milho, pamonha de carimã e milho tudo feito com muito esforço e capricho.

Os grupos passavam de casa em casa perguntando, São João passou por ai? Entravam comiam e bebiam o licor de Jenipapo e seguiam de casa em casa.

A radiola nas alturas tocando os LPs juninos eu cantava e dançava todas as músicas.

Eu ficava muito feliz, os parentes se reuniam era muito bom!

Dia seguinte no almoço tinha sarapatel e pernil de porco assado, feijoada.

No dia 24 quando morávamos no Curuzu passava os sambões que apelidamos de sambão tesudo com o tempo se tornou Samba duro.

Nos últimos anos a tradição se perdeu demais, espero que com a pandemia as pessoas revejam essa tradição tão importante para região Nordeste.

Enfim morro de saudade de um tempo que não volta mais!

Clara de Almeida
Enviado por Clara de Almeida em 23/06/2021
Código do texto: T7284959
Classificação de conteúdo: seguro