Grazie Vita

17.07.2021

361

Esperava a ligação com ansiedade. Poderia ser boa ou ruim.

Meu filho mais novo aguardava a chegada da sua filha. Estava a gestação já nas semanas finais e passada a nona lua cheia, lhes dizia que após ela, chegaria a nova vida. Aguardava com expectativa os dias que se seguiam, pois ser avô é uma dos motivos da nossa existência.

Já sou avô “postiço”, pois minha mulher atual tem uma filha, e a considero minha também, tem uma menina e sou o “Nono”, como me chama a netinha postiça, deliciosamente esperta, ativa e amorosa. Uma gracinha de menininha.

Toda vez que recebia uma ligação do meu filho ou mensagem, era a pergunta:

-Nasceu?

-Calma, está chegando – respondia ele.

Minha nora querida, também uma filha agregada à família, estava incomodada com aquele barrigão que carregava há meses, dormindo pouco, sem posição, como é essa fase final, que judia muito das mulheres, para encontrarem a divindade de gerar e o nascer de uma vida .Divino mesmo, que só elas têm essa condição. Dava-me pena vê-la assim, mas faz parte, pois como dizem, ser mãe é padecer no paraíso.

A outra expectativa de notícia, ruim, era sobre a minha mãe com seus cansados noventa e sete anos, que não passara bem nos últimos dias, inclusive na minha última visita, totalmente largada, sem forças ou vontade de seguir em frente, ou melhor, de viver.

Preocupou-nos, minha irmã e eu, essa situação, inevitável e irreversível, mas que fugimos de aceitar que venha a nos acontecer .

Mandou-me mensagem que minha mãe estava se entregando e que poderia se esvair e, morrer a qualquer momento, torcendo minha irmã para que fosse durante o sono, apagar. Situação que por mais real e factível, não estamos de fato preparados, pois penso que ao ficarmos sem nossos pais, e principalmente, nossa mãe, perderemos o nosso norte, o nosso referencial de nossas vidas.

Vi no celular ligação da minha irmã em horário inusual, à noite, e senti a sensação de que chegara a hora de receber aquela noticia que não queremos ouvir:

-Oi Fer tudo bem? – a voz estava normal e a sua fala nada demonstrava tristeza. Relaxei. Não era ainda a hora dela, que bom. Descontraí. Seguiu falando:

-Mamãe está com uma infecção urinária forte, por isso passou esse últimos dias desanimada. O médico receitou antibiótico e ela já está melhor hoje.

O peso da ansiedade que me acometera antes de falar com minha irmã, passara momentaneamente. Mas chegará o momento, infelizmente. É a lei da vida e da morte, inexorável.

Dias depois, outra ligação do meu filho, cedo na manhã, e senti que finalmente nascera a minha netinha:

-Pai, você é avô. Ela chegou perfeitinha, lindinha.

Uma sensação de enorme felicidade me acometeu, e chorei como criança, sozinho. A vida que chega e a vida que se esvai.

Hoje, ao escrever esse texto, e, pelo nascimento da minha netinha, uma paz e tranquilidade me envolvem, acaricia a minha alma, meu ser como nunca antes sentira, mesmo o nascer dos meus filhos, também um momento maravilhoso, divino, motivo principal da minha existência, senti essa sensação de agora, talvez pela maturidade que a nossa caminhada de anos e anos nos traz, pois envelhecer é uma época maravilhosa, onde podemos vivenciar experiências sem qualquer questão ou pudor, somente apreciar o que nos apresenta essa rica viagem que é a nossa vida. Sou grato por poder viver esses momentos mágicos. Mas sei que haverá outros tristes, como tudo é na nossa existência.

Bem vinda minha querida netinha Chiarinha.

Bacio do Nono Cera.

Grazie vita.

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 17/07/2021
Reeditado em 18/07/2021
Código do texto: T7301279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.