Parcimônia

Dona Sarah estava disposta. Hoje faria um bolo para a família. Assim que entrou na cozinha observou que algo estranho tinha acontecido. A geladeira desapareceu. Surpresa dona Sarah gritou pelo marido. Haviam sido roubados. Em alguns minutos lá estava o marido indo atender aos chamados insistentes da esposa.

– Mas o que está acontecendo com você Sarah, porquê tanto barulho?

– Ludovico, fomos roubados.

– Roubados, como assim?

– A geladeira sumiu.

– Ah você pensa que a geladeira foi roubada. Não, não se preocupe, eu a vendi.

– Vendeu?

– Na verdade nós não precisamos de uma geladeira.

– Você está passando dos limites, Ludovico.

– A partir de hoje faremos refeições mais frugais.

– Que tipo de refeição?

– Comeremos verduras frescas vindo da horta que farei em nosso quintal.

– E os alimentos que precisam de refrigeração?

– Extinguiremos de nosso cardápio.

– Comeremos ovos frescos. Compraremos a preços módicos.

– Nossa despensa está vazia. Quero fazer um bolo para o lanche da tarde. Vá ao supermercado. Vou fazer uma lista do que preciso.

– Quanta coisa Sarah. Isso vai ficar uma fortuna.

– Não reclame e vá logo.

Duas horas depois Ludovico não havia voltado para casa. Dona Sarah foi diversas vezes ao portão. Pensou em ir atrás do marido. Mas quando ia tirar o avental e procurá-lo,avistou o marido dobrando a esquina.

– Mas que demora Ludovico. Em qual supermercado você foi?

– Em nenhum. Vamos entrando. Já lhe mostro a receita mais econômica que você já ouviu falar.

Entraram. E da sacola saíram seis ovos, farinha de trigo, manteiga numa vasilha de plástico.

– O que é isso Ludovico. Você comprou tudo a granel?

– Claro que não.

– A farinha pedi emprestado a vizinha da frente. Os ovos ao vizinho da esquerda e a manteiga ao da direita. O leite veio da casa de dona Francisquinha que gentilmente lhe mandou um abraço. E faltou o fermento, mas vou já à casa do compadre pedir emprestado.

Enfim, desceu as escadas de mármore da varanda de sua casa. Passou pela piscina e acenou para o filho, acelerou o passo, pensando que poderia não encontrar o compadre e a comadre em casa.