Os Ipês Brancos da Minha Rua

16.08.2021

366

Encontrei-o inadvertidamente em um dia que andava pela calçada. O acaso fez deparar-me com ele, esbelto e lindamente coroado de branco como um véu: o ipê branco que existe na rua da minha casa. Nunca o notara até então. Não sabia que havia ipês de flores alvas e delicadas, belos de se apreciar, como o fiz naquele dia, maravilhado e atônito.

Também, naquele dia, uma senhora que o apreciava como eu, disse-me que sua bela florada dura de dois a três dias, somente, e que cai suavemente de uma só vez. Foi o que aconteceu. No chão frio a sua volta formou-se um anel branco e a sua beleza se fora. Essa visão ficou gravada inesquecivelmente em minha mente.

Mais de um ano se passou desde o nosso primeiro encontro. Agora, lembrei-me dele por estarmos no inverno e na época de sua florada. Comecei a ir ver, quase que diariamente, se seus brotos estavam a desabrochar, torcendo para que resplandecesse novamente e pudesse me embevecer com sua linda imagem.

A cada dia que o observava, notava que não tinha mais a mesma pujança e força de outrora, parecia cansado, fraco talvez. Preocupou-me. Pouca chuva, frio ou calor intenso, o que lhe acometera?

Mesmo assim, a sua floração começou a aparecer, tímida no início, mas depois com força e vigor, fazendo ressurgir a grinalda alva e bela que me conquistara. Ele floriu para a minha alegria.

-Que maravilha! – exclamei feliz, ao vê-lo novamente florido.

Admirando-o, vi do outro lado da rua o seu irmão mais novo, que não florescera no ano passado, e por isso, não o notara. Agora também exibia a sua copa totalmente branca, imponente e esperta, com galhos finos e balouçantes pelo leve tocar da aragem fresca da manhã, mostrando-me toda a sua juventude inquietante. Sorri feliz ao vê-lo, pois agora havia mais um da família em minha rua, que manteria essa bela visão por um bom tempo. Fui recompensado pela espera e descoberta.

Saí a caminhar pelas ruas do bairro naquela manhã da florada dos ipês na minha rua. Notei que há muitos outros pela cidade, fato que antes não percebera.

Talvez não estivessem ainda maduros para mostrar sua beleza serena, como o irmão mais novo que agora desabrocha.

Ver as ruas da cidade de copas brancas, mesmo que por poucos dias, vale a pena.

Obrigado, ipês brancos.

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 16/08/2021
Reeditado em 19/08/2021
Código do texto: T7322239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.