A Mentira ~ Por CelsoJAlves

"Aí vai um montão de verdades sobre a mentira. kkk"

É VERDADE QUE O SER HUMANO MENTE?

O título já nos causa espanto e alguma rejeição ao tema. Como assim, mentir pode ser saudável? Que tipo de pergunta é essa? Bem, é que, desde tenra idade, ouve-se dos adultos que “mentir é feio”. Durante o crescimento, esse sentido vai ficando enraizado, mas, a certa altura da vida, ainda muito cedo, percebe-se que há algo de errado nesse ensinamento. Uma pista aqui, outra ali e a criança vai montando o mosaico e se vendo entre adultos que mentem uns para os outros e, principalmente, mentem para as crianças. A certeza de que o aprendizado é fake vem quando se descobre que não há chaminé na casa ou que, em havendo, a mesma não daria para um velho pançudo descer e subir por ela, com um saco cheio de presentes e correr para a próxima chaminé; e que coelhos não põem ovos, muito menos coloridos, comestíveis e com sabor de chocolate. Então, a criança pressente que mentir é legal, só descobrindo a duras penas que, pode não ser tão legal assim, quando é pega rapidamente em alguma mentirinha e a sandália da mãe ou o cinto do pai entra em cena para ratificar que “mentir é feio”. Mas e aquela máxima de que “Quem conta um conto aumenta um ponto”?

Eis aí uma das brilhantes sacadas de Machado, o de Assis. Chovendo no molhado aqui, justifica-se a tirada porque, quem reconta verbalmente uma história, seja ela qual for, tende a inserir partes que não havia na original. Isso também vale como mentir? Sim! Segundo os dicionários, sim, pois, mentir é falar uma inverdade (inventada ou não) ou acrescentar, por conta própria, alguma informação falsa a uma história ou relato. Neste contexto, a mentira pode ser um acessório, um recurso para deixar uma história mais interessante, mas também pode ter consequências muito ruins, caso se trate, por exemplo, do relatório financeiro de alguma empresa (isto não acontece só em filmes).

Seguindo o fio, a mentira cerca a todos, o tempo todo. Pelo senso comum, isso é inegável. Desde a data de validade (que pode bem ser adulterada) de produtos nas prateleiras do comércio, passando pelos políticos, até os sacerdotes mais graduados de conceituadas igrejas e pelas pessoas comuns: todo mundo mente; e, atualmente, a coisa tomou proporções impensáveis, desde alguns anos, com o advento da internet das coisas e de suas famigeradas redes sociais. Nestes veículos, a informação viaja muito rápido e sem controle algum de que o que está circulando seja verdade, meia-verdade ou uma mentira completa (fake news). Polêmicas a parte, mentiras podem ser muito prejudiciais e, pouco se vê exemplos de que ela provocou um desfecho positivo e feliz ou, ao menos, pacificador (embora, a profissão de embaixador seja bem duvidosa, neste sentido).

Desviando das polêmicas políticas, já se viu, muitas e muitas vezes que uma mentira pode evitar uma catástrofe ou um trauma pessoal ou ainda ser o estopim de tais eventos. Em uma fábula pode-se ler que um personagem mentiu para uma tribo de uma ilha que o deus-sol os estava ordenando irem todos para outra ilha, a fim de coloniza-la e toma-la em seu nome; na verdade, o falso profeta salvou a todos, pois, no dia seguinte, um vulcão explodiu e destruiu tudo o que havia na antiga ilha daqueles crentes; o interessante é que o falso milagre foi atribuído mesmo ao tal deus-sol. Mas hein!? Já, em uma situação corriqueira e muito mais comum do que se possa admitir (olha a mentira para si próprio aí), a maioria das mães não têm coragem de dizer para o seu filho o quanto ele(a) é feio(a) ou burro(a), mesmo que ele(a) o seja. Por algum tempo, a “mentirinha do bem” fará com que o(a) filho(a) se senta bem, confiante e parte do grupo dos humanos. Mas a pobre criança acabará descobrindo a verdade nos olhares, nos comentários e nas ofensas diretas ditas por estranhos na rua, na escola, na pracinha... Sem entrar na questão do trauma que isto pode causar (ou não), a mentirinha inocente da mãe pode se tornar uma mentirona gigante que vai acabar com a autoestima da criança e, não raro, destruir qualquer confiança da pequena naquilo que a mãe fala; por tabela, o pai vai perder a credibilidade e lá se foi a crença na humanidade e a ilusão de que o mundo é cor-de-rosa.

É imperativo, porém, que se abra um parêntese muito importante, agora, já que apareceu a ideia de um mundo colorido. Há aquelas pessoas “certinhas”, cegas adeptas do politicamente correto (não há nada mais mentiroso que isto) e que teimam em posar de paladinos da verdade. Ora, já se viu o que uma verdade dolorosa pode causar. Para não usar experiências reais, cite-se o trecho de um filme qualquer em que a personagem, autoproclamada justiceira da verdade, impulsiva resolve contar pra uma menina de 9 anos que o pai desta tinha matado uma criança, em um acidente, em que ele não prestou socorro. A impulsividade e a forma errada, deram à menina a ideia de que o pai era um assassino. O resultado foi catastrófico para o psicológico da criança. Se ninguém tivesse dito nada, com o tempo, esta mesma verdade seria revelada, porém, sem os malditos traumas para uma criança que ainda não tinha maturidade para discernir as coisas e entendeu tudo errado. Neste contexto, o que se pretende deixar bem claro é que, mesmo sendo 100% verdade, deve-se ter cabeça fria e maturidade para revela-la no melhor momento. Não, não é em qualquer momento que qualquer verdade deve ser revelada. Alguém já pregou, algum dia, que para tudo há o momento e o jeito certos de ser realizado.

Não se pode negar que a mentira daquele pai fictício era feia. Ok, mentir é feio, mesmo! Não há como contrapor tal argumento que, de tanto ser repetido, acabou se tornando uma sentença. Então, mentir é feio e ponto final (a menos que se conte o conto e se aumente o ponto...). Mas então, por que as pessoas mentem? Por que todo mundo mente? Alguns, o tempo todo (mentiroso compulsivo, sem controle), outros o fazem de uma forma tão velada que torna muito difícil detectar a mentira e, em se tratando de coisa séria, quando se descobre, já é tarde demais; sobram a decepção, talvez a raiva, o desejo de vingança, mas não há mais como recuperar o que a mentira destruiu, pois, como ensina o Antigo Livro: a palavra dita está dita e não volta para dentro. Difícil, portanto, responder às perguntas do início do parágrafo, já que não se tem ideia do porquê o ser humano mente. Pode-se dizer que é quase impossível encontrar a resposta. Deve-se dizer “quase”, porque pode ser que, algum dia, alguém consiga uma explicação razoável. Por enquanto, permanece a incógnita, apesar das tentativas de alguns “especialistas” em tentar fechar a questão

À miúde, pode-se encontrar respostas curtas para mentiras específicas e, por incrível que pareça, respostas verdadeiras, como por exemplo, ao se dizer “Ah, ele mentiu para poder ganhar a aposta” e, no caso de isso ser verdade, a explicação está definida. Não há, porém, como se dar uma definição, em um enunciado, que aponte uma razão para a existência do tesouro mais valioso que o ser humano carrega consigo: a mentira. É, parece um exagero chamar algo tão desprezível como a mentira de tesouro, mas ao se observar com olhos frios e imparciais, logo se perceberá que é a mentira, não o amor, nem mesmo o ódio o que acompanha o ser humano, pela maior parte da sua existência e de uma forma tão íntima que ele, o humano, nem cogita a possibilidade de se livrar da companheira de viagem. É! Muitos dizem ter se livrado dessa mala ou mesmo juram de pés juntos e mãos postas que nunca a portaram, mas estes estão mentindo.

Diante de todo o exposto, como fica, então, a máxima de que “mentir é feio”? Bom, com sinceridade, percebe-se que não há como responder a isso ainda e que, mentir pode até ser feio, mas que o mundo inteiro mente, lá isso é verdade.

~ Por CelsoJAlves

Um pai incrível e uma das melhores pessoas que já conheci!

E mesmo quando seu corpo apodrecer, sua alma e sua sabedoria para sempre vagarão pela Terra, alcançando corações e mentes e tornando tudo uma experiência ainda melhor!

Mas até lá, ainda teremos muito o que aprender com ele em vida <<3

Pai! Você é o melhor!

Meu pai postou no Wattpad!! Segue o link ;) : https://www.wattpad.com/story/282457260-a-mentira

Lithera e CelsoJAlves
Enviado por Lithera em 18/08/2021
Reeditado em 21/04/2022
Código do texto: T7323759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.