PREÇO DO PRECONCEITO

Finalmente o primeiro andar daquele sobrado na esquina da Rua São Bento com o Beco do Vigário ficou pronto, devidamente caiado de branco com as janelas pintadas de azul pavão para abrigar o consultório do Dr. Honório Benedito da Silva, médico recém-formado na Capital do Império e que, para atender aos rogos dos pais, ex escravos, voltava para a terra natal.

Na sala de espera, com belíssima moldura dourada, o diploma conquistado com distinção e louvor, se destacava dos móveis torneados com encostos e assentos em palhinha da antiga sala de estar do Barão da Pedra Branca, padrinho de batismo e provedor das despesas do doutor durante o curso e também dos aparelhos importados da França, necessários ao desempenho da medicina geral para crianças e adultos de ambos os sexos.

Desde o primeiro dia o consultório esteve repleto de pacientes, movidos em sua maioria, pela curiosidade. Um preto médico? Como podia ser isso? No máximo, pretos podiam ser dentistas, já que exerciam também as funções correlatas como barbeiros, parteiras e cuidadores de enfermos. Valia a pena gastar os duzentos réis da consulta só para ser testemunha ocular dessa novidade.

Um mal súbito acometeu a senhora dona Helena Pulcheria Francisca Basília Joaquina Aurora de Assunção Hidalgo de Campos y Ortega. As mucamas apelaram para as técnicas de ressuscitação da época, mas o desmaio permaneceu por tempo indeterminado e o General de Campo Dom Miguel Alvarenga y Ortega mandou chamar o doutor. Nesse meio tempo, a mulher acordou do desmaio e quando soube que seria examinada por um negro, recusou peremptoriamente a se prestar a tal despautério. O Dr. Honório, ouviu em silêncio, todos os argumentos para a recusa, principalmente, a de ser tocada por mãos pretas.

Dirigindo-se ao General o Doutor perguntou se ele teria um par de luvas brancas. Calçou-as, procedeu o exame, prescreveu os medicamentos que deveriam ser despachados na farmácia instalada no andar térreo do seu consultório e descalçando as luvas, colocou-as no penico contendo os dejetos noturnos do casal que, pela ocorrência do desmaio, fora esquecido no criado mudo junto à cama.

Dirigindo-se ao General, informou: - o preço da consulta é um conto de réis.

GLOSSÁRIO

Duzentos réis = Rs 0$200 (moeda de bronze)

R 1.000$000 (mil, mil-réis) = um conto de réis – papel moeda com efigie de D. Pedro I