Perdi Cinco Amigos

23.11.21

376

-Perdi cinco velhos amigos sexagenários na semana passada. Estou muito triste! – diz o irmão em conversa ao telefone celular com a irmã caçula.

-Nossa mano, que coisa triste mesmo. Foi de Covid? - pergunta ela surpresa.

-Não, não foi de Covid. Uma tristeza mesmo. Tenho saudades deles. Acompanharam-me ao longo da minha vida, participaram de muitas das suas etapas, sempre firmes e fortes, grandes amigos. No fim de semana anterior à tragédia, fiz um churrasco em casa e eles estavam lá, juntos como sempre. E de repente, se vão os cinco de uma vez, em uma semana! – respondeu com voz embargada.

-Sim, sim. E todos na sua faixa de idade?

-Sim, todos da mesma idade. Bem queridos eles eram, cada um com a sua personalidade, alguns mais incisivos, apareciam mais, outros mais escondidos, profundos.

-E como aconteceu essa tragédia?

-Então, começou com problemas nos nervos da face em um deles. Foi examinado e diagnosticado com uma séria e aguda inflamação generalizada. Teria que ser operado de imediato.

-Câncer então?

-Não, mas estava em estado lastimável. Foi operado e infelizmente não resistiu. Uma pena. Era um dos meus melhores amigos, pau para toda obra, grande companheiro.

-Que coisa. E com os outros, como aconteceu?

-Aí, parece que desencadeou o processo, como um dominó: alguns apareceram com o mesmo problema na face, outros, debilitados e depauperados pelos longos anos, enfrentando situações difíceis, muito duras, quebrando a sua resistência. Um a um, foram tirados de mim, meus queridos cinco amigos, em uma semana. Uma tragédia mesmo.

-Puxa vida que tristeza hein. E agora como será viver sem eles?

-Pois é a vida segue. Sinto muita a falta deles, tenho tido dificuldades em algumas situações, que me ajudavam e muito a enfrentá-las; mas é e vida. Estou dando todo o meu apoio aos que sobraram da família, inclusive acompanhando-os a algumas consultas.

-Puxa como você é solidário! – diz a irmã emocionada.

Ele começou a rir desenfreadamente ao telefone. A irmã, atônita pela reação inesperada do irmão, comenta:

-Nossa esta tendo uma crise nervosa? Querido conte comigo, se acalme, estou aqui para te amparar. Sei como são essas coisas, é muito pesado mesmo – confortando-o comovida.

Continuou rindo mais ainda. Então, sabendo que o irmão era um enorme gozador, não se conteve, perguntou-lhe brava:

-É brincadeira mano? Não é possível, inventou toda esta historia seu safado, sem vergonha, filho da mãe! Por quê?

-Ah mana querida, é que ficou tão sensibilizada e comovida, que eu não podia perder a oportunidade de brincar contigo. A gente não pode perder a piada, não é mesmo – rindo larga e gostosamente, completou:

-Semana passada foram arrancados cinco dentes da minha boca! Perdi cinco velhos amigos sexagenários, não é verdade? – gargalhando.

Ela começou a rir também, desarmada pela enorme criatividade e cara de pau do irmão.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 23/11/2021
Reeditado em 23/11/2021
Código do texto: T7392446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.