Se aproxime acanhado leitor! Hoje irei contar a história de Abner, um jovem independente, inteligente e solitário. Claro que o sentido de solitário aqui é diferente, solitário no sentido, por livre e espontânea vontade. Mas deixa pra lá, não sou dicionário para explicar o significado e sentido das palavras.

 

Abner era um fugitivo dos estereótipos, sempre tirava dez em tudo, mas não era nerd, apenas se esforçava. Sempre acreditou na sua força e na sua capacidade individual, nunca gostou de trabalhar em grupos, afinal sempre conseguia alcançar ótimos resultados sozinho, sem nenhuma ajuda, e é assim que ele queria ganhar a vida, de maneira orgulhosa e solitária.

 

O rapaz planejava sair da escola e aprender inglês sozinho, apenas lendo, ouvindo música e vídeos nessa língua. Planejou também aprender a administrar e empreender sozinho. Como eu disse “ele queria ganhar vida, de maneira orgulhosa e solitária.”. Então automaticamente seria seu próprio mestre, Abner almejava ser um autodidata. Esse método economizava dinheiro, mas não tempo. Após aprender inglês, administração e empreendedorismo, queria abrir o próprio negócio, voltado ao mercado norte americano, queria até se mudar para os Estados Unidos e lá esbanjar maior qualidade de vida. Morar em uma casa grande, ter carros caros, melhores roupas, empregados ao seu dispor, todo final de semana curtir com investidores e as mulheres mais formosas.

 

Entre o planejamento presente e o sonho futuro existe um abismo chamado realidade, entre o mundo físico e o paraíso há o inferno, entre uma ilha e outra existe o mar aberto. Neste lugar os sonhos e objetivos de Abner foram esmagados. O aprendizado de inglês foi por água abaixo e o de administração e empreendedorismo...nem falo.

 

O país sempre esteve em crise, logo seus pais não conseguiam o sustentar. Abner teve que procurar por emprego, se igualar aqueles que ele prometeu não ser igual. Abner teve que sair de casa, pegar ônibus lotado, andar pelos centros urbanos mais movimentados, lugares que prometeu não ir. Mas o pior, teve que se submeter a líderes e patrões.

 

Abner nunca conseguiu sair dessa situação, a maior parte do dinheiro era pagar contas e contas, quase nunca sobrava para lazer. Idealizou tanto um futuro próspero, era quase uma certeza para ele, mas ignorou a possibilidade de não conseguir, e foi justamente isso que o fez cair. Será que se ele não tivesse com a ideia de “orgulhoso e solitário” teria conseguido manobrar essa derrota? Não saberemos, pois ele nunca deu ouvido a ninguém que dizia “E se não der certo?”. Abner sempre respondia “Mas é claro que vou conseguir!”. E a palavra Fracasso ficou estampada em seu semblante. Mesmo dizendo não ser dicionário, consegui explicar o significado de decepção.

 

 

Produção/Organização: 18/03/2021 – 19/03/2021

Escrito em: 23/03/2021 - 24/03/2021

Reescrita: 06/07/2021

Publicação: 19/12/2021

Chris Aponuceno
Enviado por Chris Aponuceno em 19/12/2021
Reeditado em 02/09/2022
Código do texto: T7410804
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.