AMIZADE

Desceram do trem o pai e a filha adolescente. Apesar da resistência dela, voltaram para casa pela favela. Depois de um tempo em silêncio, ele disse:

- Você lembra daquele meu amigo que morreu ano passado?

- Eu não lembro dele. Mas você ficou muito triste. Isso eu lembro.

- Ele era mais do que um irmão para mim. Ele me ajudou muito. Nós aprontamos muito também. Falávamos abertamente coisas que às vezes não conseguíamos confessar nem a Deus e nem a nós mesmos.

- Que lindo pai. Queria ter uma amizade assim.

- Não, não queira. Por mais que eu o amasse, e ainda amo, ele me prejudicou muito. Por que o tempo que passava com ele, eu estava longe de você, do seu irmão e da sua mãe. Aprendi isso, por ironia, com ele. Tem amizade que te arrasta, te prende, te impede de fazer o melhor para você mesmo. Quando eu te digo: "cuidado com as amizades"; não estou falando que elas podem te trair ou magoar. Isso também. Mas elas podem ser verdadeiras e mesmo assim te prejudicar.

Andaram em silêncio mais meia hora até chegarem em casa. Ele lembrando saudoso, ela pensando nas palavras do pai.

Aristoteles da Silva
Enviado por Aristoteles da Silva em 06/01/2022
Código do texto: T7423325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.