Reconto de A doença de Fabrício

Fabrício era funcionário público e namorava Zizinha, filha única do Major Sepúlveda. Seu maior desejo era casar-se com ela, mas para isso era preciso ser promovido, porque seu salário não dava para sustentar família.

Um dia o rapaz recebeu um convite de Zizinha para passar um mês numa viagem a passeio, junto com sua família. Fabrício não se conteve de alegria com a ideia de ficar tantos dias junto com Zizinha e família.

Sendo como era, muito econômico, até que tinha dinheiro necessário para as despesas da viagem. Porém, precisa tirar férias do trabalho. Mas tinha certeza que seu chefe não negaria. Enganava-se o pobre rapaz. O chefe, a quem ele pediu alguns dias de férias, perguntou-lhe de carão fechado:

– Para que quer o senhor alguns dias de férias?

– Para tratar-me.

– Mas o senhor não está doente!

– Estou, sim, senhor; não parece, mas estou.

– Nesse caso vá até o Posto de saúde e traga-me o laudo do médico. Só lhe darei a licença sob essa condição.

Três dias depois, sem tomar banho e com o cabelo desarrumado, Fabrício, metido numa capa, com lenço amarrado em volta do pescoço, a barba por fazer e algodão nos ouvidos, foi ao médico. O seu aspecto era tão doentio que o doutor encarregado de o examinar, assustado, perguntou-lhe logo:

– Que sente o senhor?

O Fabrício respondeu com uma voz arrastada e chorosa:

– Sinto muitas coisas, doutor; dores pelo corpo, cansaço, ferroadas no estômago, pressão no peito.

– Vamos lá ver isso! Dispa o casaco!

O Fabrício tirou logo o casaco e o médico o examinou com atenção.

– Bom. Pode vestir o casaco.

E o doutor foi escrever o laudo, que entregou a Fabrício.

Já na rua, Fabrício desdobrou o papel para ver que espécie de doença ele havia arranjado para o médico e leu: "Cardialgia sintomática da diátese artrítica." Ninguém pode imaginar o efeito que lhe produziram essas estranhas palavras para ele.

– E não é que eu estou mesmo doente? - pensou o pobre rapaz.

Ao chegar à casa, tinha dores pelo corpo todo. Vieram depois arrepios de frio, e logo uma febre violenta.

Fabrício ficou acamado e teve alta justamente quando Zizinha voltava do passeio com um noivo arranjado lá.

Maldita cardialgia sintomática da diátese artrítica.

Reconto baseado em Artur Azevedo