Quizumba

Essa é uma história de zoada do início dos anos 70, acho que em março de 1971 quando a gente era moleque. Agora todo mundo quer saber como aconteceu aquela quizumba. Pois bem, estavam comigo Zaroio, Bentim e Arenga, a gente numa brincadeira arretada entre nós mesmos de inventar nome de bicho meio-a-meio, num sabe? É o seguinte, no exemplo simples, cachorro com rato pode dar ratorro, cachato e por aí vai. A gente tava nessa brincadeira boba mesmo mas tava divertido. Daí que Maria Fulô se achegou depois de arrodear Bentim e todo mundo sabe desde ontem que ela quer dar pra Bentim e Bentim fica de gostosão, sei não é besta ou bosta? Sei lá, digo também estava um pouco perto da gente o Zelão, só que Zelão estava encostado no balcão do seu Geninho com um copo do goró dele. A gente seguia nas gargalhadas de nossa brincadeira quando passou por entre a gente Léo sem que a gente notasse e Arenga falou da mistura de macaco com leopardo e gritou Leocaco. Parecia que Léo, um caceteiro, seguiria em frente pois andava vexado, mas ele voltou e perguntou porque a gente estava rindo. Zelão chegou perto de onde nós estávamos e falou pra Léo do brinquedo que dera a palavra Leocaco e que Arenga tinha falado antes de que Léo fosse visto. Mas Léo achou que Arenga merecia uma cipuada porém Zelão se colocou entre os dois. Nesse ato, Léo já havia disparado um cocorote pra cima de Arenga, só que foi Zelão que recebeu o tranco, daí que reagiu e virou uma lambança. Acontece que Zelão estava no goró dele dando um tempo pra Quinzim chegar e eles saírem pra uma festa. Também Léo passava por ali pra chamar seu amigo Biriba pra dar um rolê. Tanto Quinzim como Biriba apareceram na hora do fuzuê e entraram no rolo. A nossa turma entrou mais como deixa-disso, tentanto apaziguar a encrenca, porém o que recebemos foram rebarbas de cacete até que apareceu Marinho, que tinha diminutivo no nome mas era um varapau cheio das academias, um bicho forte que ele só. E Marinho foi logo segurando Arenga numa mão e Zelão na outra. Daí que apareceram as mães de Arenga e Zelão que desceram o cacete em tudo o que se movia. Nisso apareceram as mães de até quem não estava metido no fuzuê. O resultado de roxas sobrou e o acontecimento virou lenda de mães que brigavam pela paz. É isso, ou mais ou menos isso, porque cada um que esteve lá na quizumba conta de um jeito. Mas no geral é isso que posso contar.