O NOME DA ROSA

Minha memória guarda uma história.

Não é uma ferida recente, mas reabre nos momentos em que estou mais fragilizada. Como tantas outras mulheres, às vezes deixo as pressões do dia a dia me encobrirem de dor. Mais cedo ou mais tarde, porém o coração e a mente voltam à fonte de coragem.

Aqui quem lhes fala é Ester D’Arc.

A realidade às vezes nos obriga a fazermos certas adaptações e a nos sujeitarmos a determinadas condições. O que esperar de uma simples suburbana?

Fui largada à mercê da sorte. A vida é feita dessas pequenas coisas que vemos e sentimos a cada dia - coisas simples, mas que nos dão mais vontade de viver. Coisas pesadas, que cravam a alma profundamente e nos restringe a um abismo particular.

Quando a maioria de nós pensa em líderes, pensamos em homens. Mas eu penso em mim como mulher à frente do meu tempo. Sempre protagonizei momentos intensos de despedidas, de dor, de vitórias.

A vida ceifada de minha mãe em meu parto. Talvez se eu não tivesse nascido, seus dias na terra teriam sido mais prolongados. Ah! como eu queria tê-la conhecido e sentir o aconchego de seus braços.

O corpo de meu pai estirado no chão da sala no auge dos meus 18 anos. A jogatina lhe cobrou um alto preço. Aqueles eu amava se foram precocemente e me sozinha no mundo.

Dizem que o amor é ferido que arde sem se ver, mas a minha foi bem visível. Ainda carrego as cicatrizes em minha pele sofrida. O olho roxo não era maquiagem borrada, mas era o rastro das constantes surras rumadas a mim.

Foram noites intermináveis, eu só chorava. Bem no auge da minha dor, nada me consolava.

Amado filho que me foi tirado sem que eu pudesse ver seu rosto. O ensanguentar de meu ventre ainda martela em minhas memórias. A maternidade me foi negada pela segunda vez.

Fui jogada na fogueira da humilhação.

Mas sou ruiva e carrego a cor da fênix em meus fios. Renasci das cinzas e me libertei. Quebrantei as relíquias medieval do rutilismo.

Eu me descobri mulher... guerreira, forte, independente. Eu honro as minhas ancestrais que deixaram seu legado de fé e coragem.

Aprendi a ganhar, perdendo...perdendo o medo de lutar contra a desigualdade social, de ir além dos meus próprios limites. Não me sujeitar a um paradigma de que mulher é sexo frágil. Não baixar a cabeça paras as adversidades e provar que sou águia viva.

Ainda que a lua adormeça e não haja o brilho das estrelas, eu não temerei, não.

Aprendi a subir, descendo...descendo ao fundo do poço. Doeu, doeu, mas eu venci. Neste momento, ergo a taça em um brinde ao meu renascimento. Valeu muito as ocasiões experimentadas. Sou Mulher vitoriosa na guerra.

A rosa mais perfumada, bálsamo do amor. O ser que encanta somente em aparecer. O anjo sem asas que o mundo inteiro pausa para ver.

Que inventa a felicidade que transborda sorriso com simplicidade e se divide em mil e uma sem perder a humildade. A figura da mulher, ainda que não seja tão bela, é simples e singela. Guiadas pela emoção, que saem por aí lutando pelo que quer.

A Menina que brinca, a moça que se apaixona, a senhora que se respeita e muitos outros papéis na sociedade. É um poder que irradia com bravura e ousadia.

São as experiências difíceis que as conduzem a seguir em frente e buscar sua verdade. Hoje sou mulher à frente do meu tempo.

Lírio Reluzente
Enviado por Lírio Reluzente em 11/04/2022
Reeditado em 11/04/2022
Código do texto: T7493125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.