A Futilidade de Nossos Dias

--- Mais um aumento na conta de luz, eu não aguento mais.

Esbravejava Sr. Monteiro ao entrar em casa e ter recebido a conta do funcionário da companhia de energia. Fora surpreendido com esse novo aumento logo quando chegara em casa vindo do trabalho. Espantada com o tamanho do assombro do marido Dona Dolores pergunta o que havia acontecido. Angustiado o Sr. Monteiro como era conhecido Manuel Monteiro Medeiros, confessa a sua insatisfação para mulher durante toda a refeição noturna na mesa, não acreditando mais em um novo aumento na tarifa de energia já que a conta tinha subido novamente no mês anterior. Quando para se juntar na mesa chega sua filha Maria Clara conhecida como Clarinha e diz ao pai que o motivo do aumento tem haver com a quantidade de chuva no inverno que tinha sido pouca e não havia mais águas suficientes nos reservatórios para gerar energia através das hidroelétricas sendo assim necessário aumentar a produção por meio das termoelétricas encarecendo ainda mais o valor do imposto cobrado aos consumidores. Sr. Monteiro engasgado com a explicação plausível de sua filha não quis acreditar que esse era o real motivo mesmo parecendo bem real.

Senhor Monteiro um homem trabalhador, operário de máquinas pesadas da construção civil, com certificado do ensino médio, casado, pai de família e torcedor fiel do seu time. Costumava se informar através de uma só fonte de informação que era por meio de aplicativos de mensagens rápidas como Whatsapp e o Telegram e nenhum desses canais ele havia visto que a conta de energia havia aumentado pelo o motivo que sua filha tinha dito. Não havia por que duvidar das notícias que rondava por meio dos aplicativos todas elas para o Sr. Monteiro eram reais e fidedignas. O aumento de energia com certeza tinha sido causado por que o Congresso brasileiro tinha aprovado novos aumentos para prejudicar o presidente da república, já que para muitos ele era uma pessoa honesta, digna, respeitada e patriota e como uma forma de atrapalhar o sucesso da sua gestão os impiedosos deputados haviam aprovado o aumento para prejudicar ele. Como uma manada que segue desordenada a ordem do mestre Sr. Monteiro também acreditava piamente nessa versão da história.

Passado duas semanas desde o aumento da conta de energia Sr. Monteiro chega cabisbaixo do mercantil onde tinha ido fazer as compras com a sacola mais maneira do que o habitual, diz para sua patroa que só deu para comprar aquilo. Dolores supressa com o desapontamento do marido entende a situação, pega a sacola, agradece e guarda os mantimentos da semana na dispensa. Ele já cansado de tudo aquilo decide assistir o noticiário da noite na TV e recebe a notícia que os preços dos alimentos haviam disparado o preço devido a estiagem em muitas regiões do país onde muitos agricultores haviam perdido grandes colheitas e dessa forma a oferta de alimento havia diminuído levando o aumento repentino dos produtos. E com os preços abusivos que estavam sendo cobrados e com a inércia do governo de não ajudar a população o povo protestou em frente ao planalto em Brasília por uma ação rápida por parte do governo. Sr. Monteiro ver toda aquela desordem e os chama de vagabundos achando que o culpado jamais deve ser o governo, para quê protestar? Por que culpar o presidente? Tudo vai se ajeitar com o tempo que Deus deseja. Esse era o pensamento do Sr. Monteiro que cansado de ver todas aquelas notícias ruins desliga a TV espantado como quem querendo fugir daquela verdade, que só ele não acreditava. Então decidiu conversar com Clarinha sua filha que era caloura em Ciências Biológicas para ouvir outras opiniões, mas para isso teve que esperar sua filha chegar da faculdade a noite pois ela estudava e trabalhava.

Quando dera as 22:00 horas Clarinha chega cansada da aula e ver o seu pai dormindo em sua cama e ela sem imaginar o porquê daquilo o acorda. Sr. Monteiro levanta exaltado por que não era para ter dormindo esperando sua filha, vai embora, mas antes pergunta o motivo que havia aumentado tanto o preço dos alimentos. Clarinha espantada com a pergunta do seu pai, diz a ele. Que os valores tinham aumentado por causa das mudanças climáticas que está afetando muito o clima fazendo com que em alguns lugares chovam demais e outros locais façam calor demasia, trazendo um desequilíbrio para o clima e causando a perda de muitas colheitas. E disse também que o nosso estilo de vida está levando a um esgotamento da natureza e se continuarmos assim pouco da natureza irá sobrar. Sr. Monteiro não esperava mais uma resposta dessas, pois ele tinha visto pelos grupos que participavam que esse aumento era artimanha de algum país com ideologia esquerdista que não queria comercializar com o Brasil por causa da ideologia soberana do nosso presidente já que ele era cristão, pela família e pela pátria. Para ele o motivo real era que os países do mundo estavam fazendo um complô mundial aumentando o valor do dólar e impedindo o país de comercializar com outras nações. E tudo isso era para enfraquecer o Brasil já que o país era um baluarte da liberdade, da democracia e da cristandade. Só podia ser isso. Pensava Monteiro. Sem falar uma palavra deu as costas a Clarinha e foi para o seu quarto consternado com sua convicção.

Com tudo ficando mais difícil para vida do Sr. Monteiro ele passava mais tempo no trabalho fazendo hora extra, interagindo com o seu grupo de Whatsapp e assistindo os jogos do seu time de coração o Vasco. Passou- se um tempo e mesmo com as coisas aumentando ele tinha esperança que tudo voltaria ao normal, pois na sua limitada concepção o país estava no caminho certo sendo gerido por alguém honesto e era só uma questão de tempo para voltar ao normal novamente. Ele ia seguindo a sua vida normal quando Dolores da cozinha escuta com uma voz exaltada e desesperada o Sr. Monteiro gritando.

---Não acredito o Vasco perdeu mais uma vez para o mesmo time que havia perdido do jogo passado.

Revoltado com a situação Sr. Monteiro conversando com os seus vizinhos durante a noite decide ir no dia seguinte até a sede do clube protestar contra o fraco desempenho do seu time. Chegando no dia seguinte a torcida grita, destrói e até agride os dirigentes do time e os seus jogadores. No calor da animação e com uma revolta pressa no seu coração Sr. Monteiro também protesta e exige que o seu time jogue muito melhor, pois o time era dele, do seu coração e é algo que não é negociável em sua vida. Pois na vida de um homem medíocre é mais fácil se agarrar as ilusões e os pequenos prazeres da vida do quê querer corrigir as injustiças do mundo, pois o problema dos outros não é o meu problema. Para haver uma mudança efetiva de melhoria de nossas vidas tem que haver luta e entender que a luta é de todos nós. Pois nos dias de hoje tem muitos homens e mulheres fúteis e poucos são úteis.

Davi Freitas - 17/04/2022

Kaynne
Enviado por Kaynne em 17/04/2022
Código do texto: T7497094
Classificação de conteúdo: seguro