SOBRE MENINOS E TAREFAS DOMÉSTICAS

Desde cedo ensino meus meninos a fazerem as coisas, mas nem sempre eles gostam de fazer. Sempre digo a eles que devem participar das tarefas domésticas, ou, como diria na Bíblia, quem não quer trabalhar, também não coma. Nesse contexto, se não quer limpar, não suje.

Pois bem, apesar de saber o que tem que ser feito, não fazem, a menos que mande. Mas um dia... Um dia resolvi agir, ou melhor parar de agir. Cheguei em casa, depois do trabalho e os dois lá, de boa... E nenhum copo limpo. Na casa de mais alguém é assim, suja até o último?

Nesse dia, cheguei e avisei, vou viajar, mas não vou sair de casa, a partir de agora a responsabilidade é de vocês. No primeiro dia foi até tranquilo, porque não tinha muita bagunça. No segundo, as coisas ficaram mais difíceis, eu me sentia tentada a desistir, mas prossegui. As panelas foram sujando, o banheiro cheio de papel, a mesa não cabia mais nada. E eu? Bem, eu ia lá lavava só o que eu queria pra mim e quando conversavam comigo eu respondia em terceira pessoa que a mãe deles não estava em casa. Roupas foram amontoando.

Eu já estava quase desistindo quando meu menino me falou:

" Mãe, tô com fome. Quero comida."

Respondi: "Eu até poderia fazer, mas as panelas estão sujas."

Então, ele foi lá, lavou e disse: "Pronto, tá limpa."

Respondi: "Eu até poderia fazer, mas onde vou preparar o tempero?"

De novo ele lavou os utensílios.

"Pronto. Agora já dá pra fazer?" Perguntou.

" Nesse fogão sujo? Nem pensar!"

De novo ele foi e limpou. Enquanto isso, o irmão mais velho nem se abalava. Eu só observando...

Até que o mais novo gritou:

"Levanta, cara! Você não vê que mãe só vai voltar depois que a gente limpar tudo?"

Confesso que saí de perto pra não rir.

Tiveram uma briguinha, porque é difícil entre irmãos não ter um que escore no outro.

Contudo, continuei de fora.

Foi aí que vi um mutirão de dois: pegaram vassoura, pano, saco de lixo, limparam tudo, lavaram louça, trocaram forros...

Finalmente, eu "apareci":

"Olha! Cozinha limpa! Deu até vontade de fazer almoço!

Realmente, fiz e pode não ter sido o melhor tempero, mas naquele dia pareceu que era.

Eu disse a eles que é dever de todos cuidar do ambiente em que vivem, mesmo quem trabalha fora de casa tem que arrumar um tempo pra colaborar com a organização e limpeza da casa: lavar seu prato, o copo que usou, trocar o lençol da cama, pôr o lixo pra fora são coisas que não pesam a ninguém e e se cada um fizer algo por pequeno que pareça,.a dona de casa não se sobrecarrega tanto. Que não é dever exclusivo da mulher, principalmente, quando está trabalhando e ao chegar em casa encontra tudo pra fazer.

De lá pra cá, eles ainda não estão lapidados 100%, afinal, ainda são adolescentes, mas de vez em quando eu lembro a eles que eu posso sumir uns dias, estando debaixo do mesmo teto e isso funciona...

Precisei ter sangue frio, mas no final eles entenderam a lição.