FREDERICO, O "AMANTE" DA COMADRE

--- Compadre, o Sr. se lembra do Frederico?

--- Como posso esquecê-lo! Não largava da saia da sra.!

--- Pois, é.

--- O compadre, coitado, numa ciumeira danada!... Reclamava da Sra. só viver e ter olhos para o Fred.

--- É ele mesmo!

--- Inclusive da última vez que estive lá, o compadre estava fulo da vida! "Um rival dentro da própria casa! Veja se pode?!!! Esbravejava. Via-o disposto a um duelo.

--- Pois fique sabendo, o compadre: o Frederico morreu!

--- Mas o compadre não...

--- Não! Não tem nada a ver com ele.

--- E a Sra., como está?

--- Consolada. Ele deixou a filha e a netinha comigo.

--- Bem, de alguma forma a Sra. guarda consigo a lembrança dele.

--- Mas não é a mesma coisa... sinto muito a sua ausência; o sr. sabe, a gente compartilhava muito tempo juntos, o Fred me dava mais atenção que o seu compadre.

--- Do que foi mesmo que o Fred morreu, comadre?

--- Tudo começou quando a Ivani veio e trouxe a Nitinha junto... O Fred se envolveu com a bichinha dela... Não sei se o Sr. sabe, mas o Fred adquirira sérios problemas cardíacos; seu médico, que não me lembro o nome, havia nos alertado... deu no que deu... Ele mandou uma e, na segunda, o coração não aguentou... deu um tremelique no pobrezinho, prostrando-o duro em volta da cadelinha.

--- Mas, comadre, com aquela idade a Sra. dava viagra a ele? Ironizei.

--- Que nada! O Fred é porque era levado mesmo! Veja a prole que ele deixou na vizinhança!

--- E o compadre?

--- Penso que ele está é feliz com a morte do Fred.

--- Então, agora tudo ficou serenado?

--- Depende. O certo é que vou arranjar outro Fred!

De tão segura, julguei que a comadre, para desespero do compadre, logo teria um novo amante.