FRANCISCO CARLOS SOUZA COSTA

Florisvaldo Rodrigues, o Marquês da Serra Preta, levou-me à casa de Dourival Monteiro Costa - irmão de Otoniel e Miranda, todos de Poções, filhos de seu Lote.

Dourival era Capitão RR do Exército, recém transferido para a Reserva e morava num aprazível sítio, fora da cidade de Jequié. Tinha sido representante da CAPEMI e foi Chefe da Guarda de Landulfo Caribé, então prefeito da Cidade Sol. Lá chegando conheci dona Iris, filhos e filhas do casal, desde Francisco Carlos até Misael, passando por Cesar, Lúcia Helena e Vera Lúcia.

Dourival havia sido aluno da minha mãe e na primeira oportunidade, segredou-me que tudo o que aprendera na escola - e que o levou a passar no Concurso do Exército, foram os ensinamentos da Profª Didi. Daí em diante passamos a viajar juntos, ora com Florisvaldo, ora não. Quando Dourival necessitava viajar com a família para Mato Grosso, numa dessas ocasiões de início de ano, eu estava lançando um compacto simples e precisava sair pelo país a fazer shows para divulgar as músicas Canção de Espera e Festas de Largo, ambas da minha autoria, em parceria com Carlos Napoli.

Apareceu um show para Barreiras, à época um final de mundo, cujas estradas carroçáveis faziam tremer qualquer cristão. Mas fomos firmes e certos de que seria bom.

Dois dias de sofrimento depois, chegamos, na madrugada de sexta para sábado. E Chicão, como eu o chamava, dada a sua altura, tratou de correr atrás do carro de som, enquanto eu tirava uma soneca após o banho e o café da manhã.

Lá para as tantas, acordei com um sonzão estridente passando na lateral do hotel e um locutor de voz grave e fanhosa anunciava. `Hoje, no Cine Barreiras, vamos assistir ao Show do ano com o grande artista da RCA Victor - Ricardo Benedictis. Ele é barbudo e cabeludo. Usa calça boca de sino e sapato salto carrapeta`. E aí soltava o som: Na minha voz: `Hoje, vou passar lá no mercado/Escolher uma porção de flores/E uma rosa para ela.../Vou fazer/Com todas as cores/Uma canção de espera.../ - Aí entrava o locutor: Olha ele aí, olha ele aí... `Hoje, no Cine Barreiras, vamos assistir ao Show do ano com o grande artista da RCA Victor - Ricardo Benedictis. Ele é barbudo e cabeludo. Usa calça boca de sino e sapato salto carrapeta`...

Chico apareceu e eu reclamei. Pô, Chico, esse cara tá me sacaneando! E Chico: Nada rapaz, a turma está gostando. Veja quanta gente acompanha o carro de som. A turma daqui gosta dessas novidades!

Agora vejam, tantos anos passados e estamos nós em pleno século XXI aqui em Poções, a relembrar fatos que passamos na década dos anos 1970, no ano 2022!

O Show foi um tremendo sucesso e amanhã prometo contar mais sobre as aventuras com Francisco Carlos, nome de um grande cantor, do qual sua mãe era fã!. Um grande amigo que reside há muitos anos em Miami nos EUA, mas sempre que pode, está por aqui.

Prazer em vê-lo, amigão! Aguarde que vem mais coisa por aí!!!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 12/06/2022
Código do texto: T7536094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.