A SERAFINA

Já se foi o tempo que a cidade parava para receber a Frei Damião de Bozzano, durante suas andanças pregando o Evangelho pelo Nordeste do Brasil...

Nove dias e noites das Santas Missões, onde o povo ouvia as profecias em forma de parábolas daquele iluminado homem de Deus. Alguém já dissera que Frei Damião não andava, voava... e com suas idas e vindas, subindo e descendo as ladeiras do Bairro Popular com nove anos de sua fundação que em 1958, ele juntamente com Monsenhor Rafael de Barros, ambos botaram a pedra fundamental da atual Capela de Nossa Senhora das Graças. O povo católico ficou com a missão de construir e não deixar cair a referida capela. É a capela que aí se encontra edificada em pedra e cal.

Eram nove dias e noites de missões, de pregações, de conselhos, de confissões, de casamentos de amancebados e de batizados, a Matriz de Santa Rita se tornava pequena, gente com força nas praças (João Pessoa e Getúlio Vargas) rezando e cantando ao som vindo da Serafina, um órgão ou harmônico, tocada pelo sacristão Tobias, homem de estatura e peso mediano, albino, educado, lírico e que escrevia com letras lindas e obedecendo as regras da ortografia da época. Era assim o secretário e sacristão que servia a gestão do operoso monsenhor Rafael de Barros.

Nesse tempo os pais levavam os filhos para assistirem missas, os jovens participavam da Cruzada Eucarística e assistiam missas em domingos e dias santos. Tudo ao som da Serafina, acompanhada pela voz calorosa das mulheres piedosas, dentre elas dona Leonor Gomes de Melo, esposa de Antônio Gomes Pereira (comerciante, vereador e prefeito em exercício, o popular velhinho), ambos de saudosa memória.

Não eram poucos os conselhos ou métodos usados por Frei Damião para dialogar e implantar no povo católico participante, via contatos, conversas e leituras do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele tinha dentro dele tais ferramentas necessárias e obtidas através das confissões atendidas ao povo aflito. Isso era o suficiente para alimentar a homilia de sua pregação, isto mesmo, porque o método de dialogar com o povo que respeitamos ajuda a seguir em frente até se ter a resposta correta que atenda as suas necessidades que são eram e não são poucas. E a roupa suja do povo que ele ouvia em confissão, era lavada em cada sermão sobre a forma de parábola profética ainda que por analogia as passagens do Evangelho do bem ou do mal.

Entre um mistério e outro...se rezava uma ave Maria e o som da Serafina da Matriz tocada por Tobias.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 03/07/2022
Reeditado em 06/07/2022
Código do texto: T7551286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.