IMPOSSIBILIDADES

- Fala minha irmã favorita...

- Oi Nelsinho, você já sabe quem morreu?

- Claro que sim. Quem estava vivo.

- Deixe de graça, palhaço sem circo. Foi dona Verônica e mãinha quer que você leve ela para o velório.

- Mas logo eu? Por que você não vai?

- Porque Juninho está com crise de asma, nem foi para a escola hoje e eu não posso deixar ele só.

- E Gracinha, não pode tomar conta dele?

- Gracinha é empregada doméstica, não é enfermeira e a mãe dele sou eu. A responsabilidade é só minha.

- Você podia deixar ele com dona Gertrudes.

- Dona Gertrudes está muito velha para tomar conta de alguém elétrico como Juninho e também anda meio adoentada.

- Pronto, você aproveita a oportunidade, leva ela para o velório e na hora do enterro dá um empurrãozinho para se ver livre da sogra.

- Não fale assim de dona Gertrudes, eu gosto muito dela, porque é uma excelente pessoa.

- É, foi ela quem arranjou o besta para tirar você do caritó, né? Só pode ser do seu agrado.

- Deixe-se de conversa fiada e vá logo levar mãinha no velório municipal, porque ela já está pronta e lhe esperando.

- Por que não manda Geninha?

- Porque Geninha é diretora da escola e não pode faltar, tem que estar presente para resolver qualquer bronca que aparecer.

- Todo funcionário público falta e ninguém reclama.

- Geninha não é todo mundo, ela é diferente

- E porque Borba não fica com Juninho para você ir?

- Borba está viajando. Você sabe que ele mensalmente visita a filial de BH.

- Muito conveniente, viajar exatamente no dia em que dona Verônica resolveu bater as botas...

- Deixe de ter a língua grande. Ele viajou antes de ontem.

- E Henrique? Por que não chamou Henrique?

- Já chamei linguarudo, mas ele tem uma palestra na Associação Comercial hoje pela manhã.

- E a que horas é esse enterro?

- Às 10h

- Não posso. Não posso ir. Estou em reunião.

- Como em reunião, se você está de home office?

- Neusa, você já ouviu falar em reunião on line?

- Claro que sim.

- Pois bem. Não devia, mas vou explicar. Dom Baggio, presidente da Archer, que é o meu patrão, marcou a reunião para 13:30h no horário de Roma. Se você olhar para o relógio vai ver que a reunião vai começar dentro de 20 minutos, porque aqui são oito e dez da manhã e a diferença de fuso horário é de cinco horas.

- Mas como é que fica?

- Neusa, os filhos de dona Maria, somos nós quatro, mas todos estão ocupados. Você com doença em casa, seu marido viajando, Henrique com palestra marcada, a mulher dele detesta a sogra, Geninha é casada com a escola e não larga de jeito nenhum. Ou mãinha desiste desse programa de índio ou pega Uber e vai só para este velório.

- Pois eu vou ligar para sua noiva. Se Helena fizer este favor vai ganhar alguns pontos com mãinha para compensar que vai roubar o seu filho favorito...

- Nós dois somos os favoritos, os gêmeos, caçulas, inseparáveis, lindos e louros...

- Você não tem jeito mesmo.

- Vou desligar porque Dom Baggio já está me olhando... Ciao Dom Baggio, arrivederci sorella mia.

ADVERTÊNCIA

Este texto foi produzido de forma a reproduzir a maneira melodiosa do falar Pernambucano, sem o devido respeito às regras da belíssima Língua Portuguesa.