O Trabalho Envelhece

- Eu nunca trabalhei. E jamais irei trabalhar. Quer você me chamar de vagabundo, chame. Não me incomodo. O trabalho envelhece. Veja o meu pai...

- O seu pai é um homem trabalhador. Conheço-o há quarenta anos. E ele trabalha desde os doze. Por ele você não puxou.

- Meu pai é trabalhador?! É. Reconheço. Sou o primeiro a reconhecer a dedicação dele ao trabalho. Veja você: meu pai começou a trabalhar, aos doze anos, no bazar do doutor Custódio; depois, até se aposentar, há seis meses, à idade de sessenta e dois anos, trabalhou na firma do Mascarenhas, e na do Engenheiro Enéias; e de pedreiro, e de marceneiro, e de mecânico de automóveis, e de engraxate, e de pizzaiolo. Está, hoje, envelhecido em cinquenta anos, com sessenta e dois anos. Após cinquenta anos de trabalho, veja bem, ele envelheceu cinquenta anos. O trabalho o envelheceu. E você não pode se opor à tal evidência.

- Você só quer saber de sombra e água fresca, mesmo. Que va...

- Quer você me chamar de vagabundo?! Chame. Não ligo. 'to nem aí! Que o trabalho envelhece, envelhece. Por A mais B, e tirando a prova dos nove, provei correta a minha teoria. E nem você, e nem ninguém, pode refutá-la.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 01/08/2022
Código do texto: T7572497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.