PÉROLAS FRÁGEIS

Vinha ela pelo tempo, com aquele sorriso "pregado" na face.

Esse é o exato termo-"pregado"- poís há uma época, no decorrer d'algum caminho, que todos vestimos um sorriso pregado, como acessório da roupa que nos esconde...e nos adorna. É da vida.

Mas naquele dia percebi que estava diferente.

Queixou-se dum certo "quê", que não sabia muito bem definir.Como eu a conhecia bem, não me foi difícil perceber que escondia algo...talvez de si mesma.

Não lhe fiz muitas perguntas, apenas as essenciais para que ma abrisse a alma.

-Seria uma angústia? perguntei-lhe torcendo inconscientemente as minhas mãos...

Não tardou a me devolver a resposta.

Enrrugou a testa, lacrimejou os olhos, e despregou o sorriso que mo caiu às mãos.

Segurei-o com cuidado, porque sorrisos são pérolas frágeis e precisam de carinhos especiais! Mesmos os pregados... nas faces alheias!

Olhou-me fixamente nos olhos e me perguntou:

-Alguma vez já perdeu uma amiga, por nada? Uma amiga de verdade? É como perder a vida!

Respondi-lhe com um silêncio, e ela continuou.

Cinquenta anos de amizade, e por nada, nos desentendemos!E o pior é que gosto tanto dela...

-Não, é o melhor!-lhe respondi calmamente.Já disse isso a ela?

-Como, se ela nunca mais nem me olhou?

-Sabe do que ela gosta, não sabe?

Pensou uns segundos e me respondeu:

-De chocolate...de cholate branco, e de bolo de fubá!

-Então trate de providenciá-los, lhe sugeri.Quem sabe uma surpresa?

Renasceu-lhe o olhar. Pareceu acatar a sugestão.

Assim, repregou o sorriso na face, repintou-o dum rosa leve, ajeitou sua moldura de fios prateados e se despediu rumo à perene amizade.

Agora,de alma tranquila, resgataria a vida.

(Verídico)

Lembrei-me do que li, certa vez, num livro de VINÍCIUS DE MORAES.

Era MAIS OU MENOS isso: "Eu poderia perder todos os amores da minha vida, mas se perdesse todos os meus amigos, eu enlouqueceria."