Vida de taxista

A primeira nota que você recebe numa manhã de segunda é sempre de cinqüenta.

Tenho pix,aceito transferência bancária,já recebi até em libra esterlina,mas isso acontece até hoje.

Via meu saudoso pai,taxista que nem eu,colocando as notas e moedas na carteira nas noites de domingo,enquanto perguntava para minha mãe se ela não tinha algum trocado:

___Se eu te der,fico sem para a feira!___Resmungava ela.

E no dia seguinte,bem cedinho,lá ia ele começar a semana dirigindo seu opala das lanternas traseiras redondas.Saudades...

Gosto da praça.Nem mesmo quando os aplicativos chegaram pensei em mudar de profissão.Foi um período difícil.A intenção da mutinacional era clara:quebrar todo mundo.Mas a classe sobreviveu.Vencemos a pandemia também.

Hoje faço parte de uma cooperativa;trabalho de dia e meu ponto fica em frente a um famoso edifício comercial aqui do Rio.Meu sustento vem quase todo de lá.Domingo eu rodo por aí,para pegar aqueles que almoçam nos restaurantes.

Mas nem sempre foi assim.No início trabalhava à noite,em frente a uma boate.Era uma vida muito louca...Nem vou tentar narrar situações pelas quais passei para não ter que mudar a classificação deste texto...Isso ficou para trás.Hoje estou casado,sossegado.

Tenho alguns colegas que reclamam quando pegam corridas curtas.Adoro corridas curtas!Pego o boneco aqui e deixo ele logo ali.O din din sempre pingando.Melhor pingar do que faltar...Outros não gostam do contato com os passageiros,fecham a cara,passam o dia calados,taciturnos...O segredo é dançar conforme a música .Se o passageiro gosta de conversar,converse.Se ele,ou ela,quiser ficar calado,vire um poste durante a viagem.Outra coisa...sempre concorde com tudo.Por exemplo,se ele for torcedor do Flamengo,cante o hino rubro negro e exalte a boa fase do "nosso"time;se vascaíno,relembre as conquistas passadas do clube e o conforte dizendo que,ano que vem,"estaremos" na primeirona...Isso vale para os outros times,grupos musicais,preferências políticas,passatempos,literatura...O negócio é o cara sair contente do seu táxi e pagar a corrida.Se você for convincente,as vezes pinta até uma gorjeta.

Não perca a calma quando você bater. Quem dirige muito como nós,de vez em quando se envolve em algum pequeno acidente.Uma vez estava parado esperando o sinal abrir,quando um cara bateu na minha traseira."O freio falhou",ele disse.Olhei para o amassado e vi que era mole consertar.Pedi um valor coerente com o dano,e o cara me deu a quantia em dinheiro, ali na hora.Coloquei o vil metal no bolso e consertei eu mesmo o amassado.De carro eu entendo.

Sempre que alguém me dá uma fechada,reclama que estou em baixa velocidade ou por que parei para pegar um passageiro,pisca os faróis de forma veemente pedindo passagem,ou até mesmo me xinga,repito mentalmente uma espécie de mantra:"daqui à algumas horas,estarei na minha casa,passando momentos agradáveis".Isso afasta a vontade de revidar às provocações.Detesto absorver o "lixo" dos outros.

Uma senhora de óculos sinaliza para mim;seu braço levantado com a mão balançando destaca-se em meio ao mar de gente presente na calçada,tal qual um farol sem luz guiando meu táxi na sua direção.

___Bom dia.Tijuca,rua Conde de Bonfim,por favor.___ Diz ela,enquanto fecha a porta com agilidade surpreendente para sua idade.

___Rua Conde de Bonfim,vamos lá!___Repito eu sorrindo,enquanto ativo o taxímetro e inicio a viagem.

Gostaria de ficar mais um tempo com vocês,mas agora preciso faturar meu suado dinheirinho.

O super mercado não me deixa passar com o carrinho cheio de compras pelo caixa sem pagar.

Bom domingo.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 25/09/2022
Código do texto: T7613949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.