Coiseiras de Morro Seco: 1- Profecia.

Coiseiras de Morro Seco: 1- Profecia.

Choveu no Juazeiro da Bahia, também no Uauá e na Itiúba. Ela, a chuva, voltou a chover no seco chão. E foi semana de cripocó no país Brasil. Modo de muito povo ter ficado contra o resultado da eleição. Juntou foi é povo nas frentes dos quartéis para pedir que os militares tomassem de conta da encrenca.

Em Morro Seco até juntou um pouco de povo na frente do alojamento do Grupo de Caceteiros, que é a falada Guarda Municipal.

Manhã de domingo, dia de muita gente ir lá ao Brejinho e no Boteco do Cacete Armado, ver jogo de Tacorã , tomar Sertanejinha, comer bolinho de jerimum com macaxeira, escutar samba de roda e jogar conversa com os amigos

O cheiro apetitoso da fritura de bolinhos de jerimum com macaxeira. A Cabocla, que tinha olho de gato, não dava conta espremendo laranjas para fazer Sertanejinha.

Os músicos do samba de roda, alegrando o ambiente, tocando enfezados.

Já no tempo do finado Poeta da Conquista, é foi que ele tomou o comando do Grupo de Caceteiros. Finado Poeta organizou a coiseira. Todas as semanas tinha um dia em que o grupo fazia exercícios. Criou uma banda. E criou um tipo de jogo: uma mistura de tacobol com o rokrã. O rokrã é um jogo dos índios Kaiapós. Criou o jogo a que chamou de Tacorokrã, como em Morro Seco tudo se abrevia o jogo ficou conhecido como o Tacorã. Jogo que também ficou sendo uma brincadeira dos meninos.

Tacorã: uma cancha quadrada com o lado medindo trinta passos, dividida ao meio por uma linha. Duas equipes com seis jogadores, cada equipe ocupa uma metade da cancha, cada equipe joga na sua cancha. O objetivo é tacar a bola e ela atravessar a quadra do adversário e sair pela linha de fundo. O jogador não pode invadir a cancha adversária, não pode atacar a bola com o pé, com o corpo ou segurar. Só pode segurar a bola na hora de fazer saída de jogo. A saída é feita no canto direito da cancha e não pode tacar para a cancha adversária, tem que passar a bola para um companheiro. O máximo de toques na bola, dentro da cancha é de cinco, passando de cinco a nova saída é feita pelo adversário. A bola parando na cancha a nova saída é feita pelo adversário. A bola saindo pela lateral, da cancha, a nova saída é feita pelo adversário. Pode rebater e lançar para a cancha adversária, aliás a rebatida é um lance que empolga a torcida.

Jogando a equipe do Mandacaru Seco contra a equipe do Brejinho. Saída de bola para a equipe do Brejinho. Didi soltou a bola com a mão esquerda e com o taco seguro pela mão direita; tacou a bola a meia altura mandando a para o Zé, que bateu em baixo da bola e a levantou para o Mané tacar, alta, com força para a cancha adversária: um foguete. Téco pulou mais alto que a metade da sua altura e rebateu...

Ali um grupo conversando e falando das preocupações com o momento politico do Brasil. Ariovaldo, que era o profeta e poeta da vez em Morro Seco, falou:

-A pois que eu cá de minhas sabedorias em tal assunto, que são nadicas de nada, tenho a prosopopeia de falar que a nós se afigura que um dia o Brasil será uma república fundamentalista evangélica....

zesouzadois
Enviado por zesouzadois em 20/11/2022
Código do texto: T7654026
Classificação de conteúdo: seguro