4-Coiseiras de Morro Seco: A Guerra dos Bichos.

4- Coiseiras de Morro Seco: Guerra dos Bichos.

Severino Fogueteiro, era morrosecano, mas logo que deu fé do mundo, inventou de ser viajador. Viajava vendendo foguetes nas feiras de cidades e vilas das beiras da Leste: Viação Férrea do Leste Brasileiro. Onde tinha trilho o trem ia, e ele ia junto. Ele pegava a mercadoria lá em Cachoeira de São Felix. No boteco da Ana da Maniçoba, Ana que fazia a maniçoba mais melhor de todo aquele Vale do Paraguaçu; dia de domingo a fila de freguesia era grande.

Naquelas estações de povoados, vilas e cidades ele era conhecido. Amigo de chefes de trem, de guarda-freios, de agentes de estações. Em Bonfim, subia no Trem da Grota e se embrenhava naquele trecho de Bonfim a Iaçu, fazendo praça em Jacobina, Calmon, Piritiba, Rui Barbosa e Itaberaba.

Em Iaçu ele subia no trem R5, o Trem Parador, que levava era três dias viajando de Salvador até Monte Azul. O trem dormia em Iaçu e dormia em Caculé. O povo dormia dentro do trem, uns deitados nos bancos, outros deitados no corredor do carro. Ia descendo pro Sul e fazendo feiras em Marcionilio Souza, Iramaia, Contendas do Sincorá, Tinhaçu, Brumado, Licinio e Urandi.

De Monte Azul no chão das Minas Gerais, ele voltava no Expresso Noturno até a Estação da Calçada em Salvador e dali no Expresso Estrela do Norte ele ia para o continente Sergipano.

A pois que foi em uma viagem, viajada no rumo do Juazeiro, que ia no Trem Rabo Alegre. Esse falado Rabo Alegre foi um trem famoso naquele trecho; trem misto. Trem cargueiro que levava na cauda um carro de passageiros. Nesse carro viajavam, quengas, esmoleiros, sanfoneiros, violeiros, comprador de passarinhos, recolhedor de jogo do bicho, vendedor de bugigangas, donos de bancas de jogos em feiras: jogo de roleta, jogo de bozó, bingo. Viajavam jogando conversa, trocando farofa, davam risadas, tocavam músicas, cantavam; dai é veio o apelido do trem.

Na estação de Serrinha, estação de primeira que até se dava ao luxo de ter um bar. A pois que em Serrinha embarcou um cego e seu cachorro guia. Sentou o cego, no primeiro banco a lado direito do corredor; o cachorro seguro por uma coleira deitou ao seu lado.

Estação Angenor de Freitas, embarcou um galista com um galo de rinha dentro de uma sacola, o galo brigão ali com a cabeça pra fora da sacola. Sacola que ia no colo do galista.

Estação Salgadália, e subiu o Zé Passarinheiro, que esse um, era comprador e vendedor de passarinhos. Empilhou suas gaiolas, foi é no primeiro banco do lado esquerdo do corredor e aquele alarido de passarinhos deixou o cachorro do cego um pouco inquieto.

Encostou o Rabo Quente na estação de Itareru, e os meninos cercaram o carro de passageiros vendendo passarinhos assados em espeto de pau.

Soltando fumaça pela chaminé e largando brasas pelo cinzeiro o Rabo Quente encostou na estação de Santa Luz, e ali embarcou uma senhora com uma cabritinha. Cabritinha, que ela acomodou em baixo do banco.

Zé Rufino, esse um era dono de banca de jogo de bozó, e que viajava em conversa alegre com Rita Cafetina, foi e falou:

-Eita, esse carro tá ficando que é um zoológico...

Batendo o sino e apitando o Rabo Quente chegou em Rio do Peixe.

Queimadas. Estação de Queimadas onde embarcou um palhaço malabarista, que se apresentava nas feiras. O palhaço carregando no seu ombro um macaco.

Severino Fogueteiro, que estava jogando dominó, com o Zé Ervateiro, comentou:

- Enquanto não subir uma onça tá é bom.

Na estação de Jacurici embarcou um sujeito com uma gaiola, grande, cheia de galinhas de angola. A quenga Ritinha de Alagoinhas até reclamou:

-É trem, ou é a Arca de Noé?

Itiúba, estação de fundamento. Embarcou um comandante de barcos no Rio São Francisco. Comandante tendo empoleirado no seu ombro um papagaio. Sentou no último banco no lado esquerdo do corredor. E o papagaio saudou os viajantes:

-Filha da puta. Puta que te pariu...

O cachorro guia do cego impacientou-se. O galo de rinha cantou. O macaco saiu pulando por cima das pessoas. Uma quenga reclamou. O palhaço malabarista dono do macaco segurou o bicho. O cego ralhou com o cachorro.

Povoado de Picos. Estação de Picos as mulheres vendendo caxixe. Picos era conhecida pelo seu caxixe. Embarcou uma mulher bem magrinha e sentou no ultimo banco do lado direito do corredor.

Mané de Quicé, que era recolhedor de listas do jogo do bicho e que de bicho entendia, viu aquele monte de bichos dentro do trem e avisou:

-Hoje a cobra vai fumar...

O papagaio bispou o gato dentro da caixa e provocou imitando latido de cachorro. O gato miou e o cachorro guia do cego latiu e ficou nervoso. Mais ligeiro, que rápido, o macaco soltou o cachorro da coleira. Latindo o cachorro correu até a outra ponta do carro e cheirou a caixa onde estava o gato. O gato miou e saiu da caixa pulando por cima das cabeças das pessoas. O macaco abriu as gaiolas de passarinhos. A cabritinha pulou para cima de um banco. As galinhas de angola começaram a gritar e a voar dentro do vagão. O galo de rinha começou a brigar com o papagaio. Confusão danada! Severino Fogueteiro abriu a caixa de foguetes e começou a soltar rojões. Estouros e fumaça. Fumaça e gritos. O cachorro se meteu em baixo de um banco. O macaco saiu pela janela e subiu pra cima do trem. O Palhaço também saiu pela janela e subiu pra cima do trem, tentando pegar o macaco. E lá se ia o Rabo Alegre correndo pelo meio da caatinga...

zesouzadois
Enviado por zesouzadois em 10/12/2022
Código do texto: T7668764
Classificação de conteúdo: seguro