CADA SER HUMANO É RESPONSÁVEL POR SI MESMO

Dois homens andam pela rua de uma grande metrópole.

Um deles se chama Marcos, o outro se chama Paulo. Marcos começa a falar. Tá vendo aquele bando de usuários de dogras ali?

Eu lhe pergunto de quem é a culpa?

Paulo responde, em primeiro lugar deles mesmos, depois dos traficantes e do próprio sistema que permite isso.

Marcos concorda em parte.

-Sim, você tem razão em dizer que a culpa é dos próprios usuários. Agora dizer que a culpa é do traficante discordo. Só existe o traficante porque tem uma demanda por drogas. Cada ser humano é responsável pelo seu destino nesse mundo. Não nego que tem determinados acontecimentos dependem de fatores externos.

Continuaram caminhando em sol quente de verão. Marcos questiona Paulo, tá vendo aquele posto de saúde municipal? Olha quantas mulheres grávidas esperando o atendimento. Mulheres pobres, se você observar são pessoas que vivem com o mínimo, em situação de penúria. Você acha que elas não tem outros em casa?

Paulo, claro que sim, mas tuda essa situação deve-se ao país desigual em que vivemos.

Marcos rebate, não é bem assim, temos um pais em que os meios de comunicação funciona para pobres e ricos, o sistema de saúde público oferece de graça contraceptivos para as mulheres de baixa renda. Mas temos as religiões que incentivam o nascimento vegetativo, o proprio governo lava as maos.Contudo, independente de fatores externos, cada ser humano tem uma mente para refletir sobre a sua existência nesse mundo.

Paulo, ai você passou dos limites. Você sabe muito bem que vivemos num país em que a educação nunca foi prioridade para uma grande parte da população. Como você quer que essas pessoas façam uma analise das suas existências sem educação de qualidade?

Acho que esse discurso é de uma esquerda ultrapassada. Apesar de todos esses problemas, o país evoluiu em tecnologia, nas ciências, e como falei, todos independentemente do nível de renda tem acesso aos meios de comunicação. Tem acesso de informação de qualidade e de ma qualidade. Cada um tem o poder de escolha.

Agora o que não pode são esses pobres colocando filhos no mundo iguais animais e diante da fortíssima concorrência, o nivel de emprego cada vez concorrido e os nascituros nas barrigas das mulheres que não têm onde cair mortas elevando a baixa qualidade de vida e consequentemente levando o aumento das estatísticas da violência.

Paulo, você está com as ideias da direita fascista.

Marcos, não, eu só acho que enquanto tiver incentivando bolsa esmola o país vai continuar nesse impasse social. Sou a favor de educação pública de qualidade, da cultura. Mas que tire essa sina de coitadinho, de passar a mão na cabeça do povo. Que cada pessoa assuma suas responsabilidade da suas missões na sociedade.

Cada família em situação de pobreza deveria pagar o onus de cada filho colocado no mundo. Tipo a China.

Paulo, ai teria que existir um governo ditador, sem democracia.

Concordo, acho que em determinado momento nossa democracia atrapalha, é todo mundo querendo dar palpite que muitas vezes não serve pra nada. São grupos identitarios daqui, outro dali, cada um assumido suas vaidades.

Paulo então na sua opinião para resolver os problemas do país é preciso uma mão de ferro.

Marcos rindo, não precisa tanto, mas firme.

Observe o congresso, os deputados e senadores através do toma lá dá cá, necessita de grandes verbas para distribuir com seus eleitores fazendo uma política antiga do paternalismo.

Mas infelizmente nunca poderia existir uma pessoa que tivesse autonomia para assumir o governo e mudar todo esse ranço do poder entranhado no sistema.

Paulo irônico, bem enquanto essa estrutura não muda vou para casa assistir um filme.

Marcos, até logo, quem sabe um dia não acontece. Também vou para casa

inclemente
Enviado por inclemente em 12/01/2023
Código do texto: T7692721
Classificação de conteúdo: seguro