A Mulher Furiosa. Ou: A Feijoada.

Receberiam Marcelo e Isabel a visita dos pais dela, no domingo, dali três dias. Felicitaram-se com a notícia Juliano e Isis, os netos, ele, menino de nove anos, ela, menina de oito. Isabel irradiava felicidade, que ela não podia, e não pretendia, conter; seu rosto transfigurou-se assim que ouviu, de seu pai, via telefone, a notícia, que a fez emitir involuntário grito de alegria. E fios de lágrimas, lágrimas de felicidade, escaparam-lhe dos olhos. Era tanta a sua felicidade que suas mãos tremiam; e seu peito arfava, o coração aos pinotes. Havia dez anos não se viam a filha e seus pais.

Moravam, há quatorze anos, os pais de Marcelo, Evandro e Maria Rita, e os de Isabel, Fernando e Berenice, em São Luís, Maranhão. Foi nesta cidade que Marcelo e Isabel, acidentalmente, tomaram conhecimento um da existência do outro, em uma esquina, assim que ela se retirou, no cruzamento das ruas Castro Alves e Marechal Rondon, de uma padaria, a Popular, do senhor Jerônimo, tão querido dos seus clientes, e ele, a caminhar despreocupado, passava-lhe à frente. Isabel, que acenava, então, para uma sua amiga, dela despedindo-se, e não atentava para a vizinhança, deu uns seis, sete passos para fora da padaria, e colidiu com Marcelo, que ia, igualmente distraído, a olhar para o outro lado da rua. Assim que sentiram um o corpo do outro, detiveram-se ambos, e, antes mesmo de verem em quem haviam tocado, desculparam-se. Assim que se entreolharam, ambos um tanto constrangidos com o acidente providencial, ruborizaram-se. Fixaram os olhares ele nos olhos dela e ela nos olhos dele, e assim permaneceram, emudecidos, durante um curto período de tempo, até que, recompostos, balbuciaram, simultaneamente, pedidos de desculpas, sem se desviarem um do outro o olhar. Sensações para eles inéditas preencheram-lhe o corpo; e flutuaram, embevecidos, pelos céus da capital maranhense. O magnetismo, que os atraiu um para o outro, envolvendo-os, tão forte, e tão irresistivelmente, que eles, distanciando-se, a passos lentos, um do outro, voltavam-se, e fitavam-se, a curtos intervalos, embevecidos, e constrangidos. Animavam-los as sensações reconfortantes que lhes inundavam o espírito. Afastaram-se, enfim, um do outro, e seguiram cada qual seu caminho. Naquele dia e nos dois que se seguiram perguntaram-se, ele, quem era aquela bela moça, de traços suaves, pele morena, acetinada, olhos amendoados,cabelos aperolados, lábios rubros e carnudos, sedosos, uma sílfide, e ela, qual era o nome daquele moço alto, de cabelos castanhos, compridos, queixo quadrado, sobrancelhas espessas, que lhe cobriam os olhos, emprestando-lhe figura misteriosa, e ar másculo. Da mente dele a figura dela ocupava todo o território; da mente dela a figura dele se fazia presente em todos os domínios. Ela, desenhista e pintora, soube transferir para um papel a figura masculina que tanto a encantara, aquele rosto atraente, singular, que lhe despertara sentimentos inéditos. E admirou a sua obra de arte, feita de grafite, um esboço da obra original. E ele, que não tinha o dom do desenho e da pintura, desenhou e pintou, em sua mente, a figura prodigiosamente bela daquela mulher encantadora.

O destino estava traçado. Dali dois dias, para cumprir a decisão de Cupido, que disparara duas flechas, uma contra o peito de Marcelo, outra contra o de Isabel, Evandro e Maria Rita, com Marcelo a tiracolo, e Fernando e Berenice, na companhia de Isabel - Evandro e Maria Rita e Fernando e Berenice a ignorarem o evento fortuíto que se sucedera, dois dias antes, à frente da padaria Popular -, convergiram à praça Gonçalves Dias, onde se apresentavam alguns músicos. Admiraram cantores, e assistiram a musicais, e compraram discos. Fernando e Berenice, assim que viram um casal de amigos, Horácio e Denise, saudaram-lo com abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Estavam os quatro a palestrarem havia uns cinco minutos, ouviu-se, de trás de Isabel, uma voz roufenha, forte, que se fazia ouvir à distância, a dizer:

- Vejam quem encontrei! Um velho amigo, de outros tempos.

Era a voz de Evandro, pai de Marcelo. E Evandro dirigia a palavra a Horácio, de quem se aproximou, e a quem saudou com um poderoso aperto de mãos e tapas fraternais nas costas. No rosto de ambos, sorriso contagiante. E Horácio apresentou-lhe Denise, e para ela disse que era Evandro um amigo do tempo do exército; e Evandro apresentou-lhe, puxando-o para junto de si, Marcelo, que até aquele momento conservava-se invisível aos olhos de todos. E foi então que Isabel o viu; e ao vê-lo suspendeu a respiração, e corou, e abaixou a cabeça, levemente - e a curtos intervalos a erguia, e dedicava singelos segundos, apaixonados, a admirá-lo. Marcelo notou-a.

Saudaram-se todos.

Não havia transcorrido uma semana, encontraram-se, uma vez mais, na casa de Horácio e Denise, Marcelo e Isabel, que acompanhavam, cada um deles, seus pais. Comemoraram o décimo quinto aniversário de Ludmila, filha dos donos da casa. Neste dia, Marcelo e Isabel entabularam conversa amigável; o ambiente, favorável à aproximação, à intimidade. Os olhares que trocaram não passaram despercebidos de alguns convidados e dos donos da casa, tampouco de Maria Rita e Berenice, que, discretamente, teceram comentários a respeito e do caso falaram com seu respectivo marido. Com seu dom visionário, profético, que herdara de Nostradamus, Maria Rita declarou que logo assistiriam aos dois pombinhos, numa igreja, ao altar, a se oscularem diante do padre e a comprometerem-se a viverem, unidos, até que a morte os separassem. De todas as pessoas que ouviram tais palavras, alvissareiras, na opinião delas, não houve uma que não lhes adicionasse comentários favoráveis.

Um mês depois, na casa de uma amiga de Isabel, logo após dela se retirarem, Marcelo e Isabel beijaram-se. Foi o primeiro beijo deles, beijo que eles jamais esqueceriam. Neste momento, principiaram o namoro, que veio a dar, quatro anos depois, num enlace matrimonial, na Igreja de Santo Antônio. A festa estendeu-se por todo o sábado. Foi neste dia que os pais de Isabel com ela e com o genro deles se reuniram pela última vez. Não muitos dias após o casamento, regressados Marcelo e Isabel da lua-de-mel, Marcelo recebeu, de uma empresa, irrecusável oferta de emprego - um senão, todavia, fê-lo titubear, indeciso, sem saber se a aceitaria, ou não, e a respeito falou com sua esposa: teriam ele e ela de se mudarem para o estado de São Paulo, e instalarem-se no município de Pindamonhangaba. Era exíguo o prazo que lhe deram para responder à oferta. Marcelo e Isabel arrumaram as malas, despediram-se dos pais dele, e rumaram para Pindamonhangaba. Despediram-se Marcelo e Isabel de Evandro e Maria Rita, pais de Marcelo, e dos pais de Isabel, Fernando e Berenice, não?! Dos pais de Marcelo despediram-se, com abraços e beijos calorosos, Marcelo e Isabel; dos pais de Isabel, não, pois eles excursionavam, havia três dias, pela Terra Santa, numa viagem há muitos anos agendada, e com eles falaram ao telefone. Durante a conversa,choraram Berenice e Isabel, copiosamente. Berenice e Fernando desejaram à filha e ao genro boa viagem e felicidade e sucesso no emprego e que eles conquistassem amizades na terra onde viveriam, e disseram-lhes que logo se encontrariam. Mas tal não se deu. Após se instalarem na cidade valeparaibana, o contato entre Isabel e Marcelo e os pais dela resumiu-se a conversas via telefone e às chamadas de vídeo. Os contratempos os impediram de se encontrarem durante os dez anos que se seguiram.

Os pais de Marcelo faleceram, cinco anos depois, num acidente de carro, no Rio de Janeiro, cidade que havia dois anos tinham adotado. Marcelo e Isabel participaram do féretro, e os enterraram no cemitério do Jardim da Saudade.

Fernando e Berenice, após dez anos distantes da filha e do genro, teriam-los aos braços, estreitá-los-iam em abraços calorosos. Beijariam o rosto da filha querida, amada. Conheceriam os netos, que eles conheciam, e que os conheciam, unicamente de conversas que mantinham pelo telefone celular. Num vídeo, que Marcelo gravou, viram Juliano, o primogênito de Marcelo e Isabel, rechonchudo, rosado, dias após saído à luz, e choraram, emocionados. Desejavam pegá-lo ao colo, acarinhá-lo - a distância impedia-os gozassem de tal prazer, mas não os impedia de exibirem o calor do amor que por ele sentiam. Berenice não se aguentou de emoção. A admirar seu neto, mão ao peito, para impedir que de si o coração saltasse para fora, exibia, suas palavras entremeadas de soluços e choros emocionados, seu amor pelo neto, o primeiro de seus netos. E Fernando, brincalhão incorrigível, não deixou de dizer que era o menino, que tinha o nariz da mãe, quase perfeito - infelizmente, ele possuía o focinho do pai. Assitindo aos vídeos que Marcelo e Isabel gravavam, acompanharam o crescimento de Juliano; e viram-lo a engatinhar, a dar os primeiros passos, a pronunciar as primeiras palavras, a chorar enquanto lhes cresciam os primeiros dentes; enfim, viram-lo assumir figura de criança peralta, traquina, sorridente, feliz. E nasceu Ísis um ano e sete meses após vir à luz seu irmão, nesta época um menino rechonchudo, que muita alegria dava aos seus pais e aos seus avós. Alegraram-se Fernando e Berenice. Viam sua neta, à tela de um telefone celular, tela que eles tocavam e com o toque sentiam, era a sensação que lhes preenchia o espírito, a pele frágil da neta que aprenderam a amar antes mesmo de ela vir à luz. Chorou Berenice a admirá-la, encantada, embevecida; de seus olhos lágrimas escaparam, e suavemente lhe escorreram pelo rosto sem que ela de si os removesse. A felicidade preenchia-lhe toda a alma. Já Fernando, o avô, com seu costumeiro espírito brincalhão, declarou que era sua neta linda tal qual a mãe, pois tinha dela o nariz, mas não era perfeita, pois tinha do pai o focinho.

E dali três dias, reencontrariam Fernando e Berenice a filha e o genro, e conheceriam os netos, e os teriam aos braços, e os beijariam, e deles sentiriam o perfume do corpo e a maciez da pele.

Marcelo e Isabel não recepcionariam os pais dela sem lhes prepararem um banquete, sem lhes comprarem presentes, de Natal, de aniversário, de Páscoa, do Dia dos Pais e do Dia das Mães, dos dez anos anteriores. Iriam às compras, às lojas, aos supermercados, e comprariam tudo o que encontrassem nas prateleiras e nas gôndolas e nas estantes. Ofereceriam a Fernando e Berenice o que há de melhor no mundo. Não economizariam um centavo sequer; comprar-lhes-iam presentes luxuosos.

- Marcelo - disse-lhe Isabel, ao café-da-manhã, à mesa -, papai gosta, e muito, de feijoada. Iremos comprar, eu e a Ísis, à loja Coisas e Tal, presentes para ele e para mamãe, e você e o Juliano, ao supermercado, os ingredientes para a feijoada.

- Seremos, domingo, seus pais, duas pessoas,e você e eu, duas pessoas, e o Juliano e a Ísis, duas pessoas. Seis pessoas.

- E você conta, nos dedos, dois mais dois e mais dois?!

- Sou uma calculadora de carne e osso. Um ábaco dotado de inteligência artificial.

- Gênio da matemática.

- O Poincaré tupiniquim. Vejamos, Isa: seremos em seis. Quantos quilos de feijoada comeremos, domingo? Seu pai, três quilos.

- Não exagere.

- Ele é bom de prato.

- Comilão ele é, reconheço. - e levantou-se Isabel da cadeira, e, pratos, copos e talheres às mãos, foi à pia. - Mas não é de se empanturrar.

- Não sou fã de feijoada; e o Ju e a Ísi comeram feijoada quantas vezes na vida?! Duas; três; talvez quatro. Você também não é de mandar para o bucho muito feijão e carne de porco. Sua mãe, mulher frugal, de hábitos alimentares comedidos. - enquanto discursava, abriu uma gaveta da prateleira, e do inteior dela tirou, de uma pilha de pedaços de folha de sulfite, o que a encimava, e uma caneta esferográfica azul, e pôs-se a no papel anotar os ingredientes para a feijoada. - Então... Dois quilos de feijão preto; dois quilos, não. São muito. Quatro quilos. Quatro quilos?! São mais do que muito. Três?! Dois. Dois quilos de feijão preto. E paios, quatro paios. E toucinho, uns trezentos gramas. E, de porco, pés, orelhas, rabos, costela. Pés, três; não; três são muito. Dois. Dois pés. Orelhas, três. Ou quatro?! Três. Duas?! Três. Três orelhas. Rabo, dois; não; um. Um rabo. E três quilos de costela. Três quilos?! São muito. Um quilo e meio, ou dois quilos?! Dois quilos, não. Um quilo e meio. Um quilo e meio de costela. Então, são o suficiente, para a feijoada, além de dois quilos de feijão preto, trezentos gramas de toucinho e quatro paios, dois pés de porco, e três orelhas, e um rabo, e um quilo e meio de costela. Dá e sobra.

- Anote os ingredientes, num papel, para não esquecê-los - exortou-o Isabel, até aquele momento, de costas para ele, à pia, a lavar as louças.

- Já os anotei, Isa. - e restituiu a caneta à gaveta de origem. - Onde está o Juliano, aquele moleque?

- No quintal, a brincar com os bonecos de super-heróis.

- De tanto brincar com aqueles bonecos, o garoto irá adquirir poderes de aranhas geneticamente modificadas, e de morcegos; e irá voar, e correr à velocidade superior à da luz. Realizará façanhas de fazer morrer de inveja os argonautas.

Enquanto dizia tal, Marcelo retirou-se da cozinha e foi ao quintal, onde encontrou seu filho, entre a laranjeira e o limoeiro e a goiabeira, a esticar barbantes entre as três árvores. No chão, de terra, quatro sulcos, abertos com enxadas, e dois baldes, um de plástico, um de madeira, ambos cheios de água até a borda, e, espalhados, vários bonecos de super-heróis.

- Juliano, você quer ir comigo ao supermercado comprar ingredientes para a feijoada que prepararemos para seus avós? Sua mãe e sua irmã estão se arrumando para irem às compras. E você estará sozinho, aqui, assim que elas e eu sairmos. Você quer ir comigo?

Tão logo ouviu o convite que seu pai lhe fez, Juliano abriu um largo sorriso, ajeitou o rolo de barbante entre dois galhos do limoeiro, de modo a impedir que o rolo de barbante caísse, e, eufórico, disse ao seu pai que sim, que iria com ele ao supermercado e que ao regressar do supermercado brincaria com os bonecos.

Ao ver-lhe os pés cobertos de terra, Marcelo pediu-lhe que os lavasse à torneira à parede próxima da escadaria que dava acesso ao piso superior do rancho, e pegou, do chão, os chinelos dele, e carregou-os consigo. Assim que Juliano lavou os pés, pai e filho principiaram jornada, a pé, ao supermercado, da casa deles distante uns oitocentos metros. Lá chegando, Juliano da pilha de cestas-de-compras tirou a que a encimava. E procuraram pai e filho pelos ingredientes que usariam no preparo da feijoada. Expedicionaram pelos corredores do supermercado. Já íntimos do estabelecimento comercial, não se depararam com dificuldades para encontrar os ingredientes do prato mais popular da culinária pauista e um dos mais populares do Brasil. O primeiro item que tiraram da prateleira e puseram na cesta-de-compras foi o feijão preto, dois quilos. E logo ao feijão reuniram quatro paios e trezentos gramas de toucinho, e, de porco, dois pés, três orelhas e um quilo e meio de costela. E procuraram pelo item restante, e não o encontraram. E procuraram-lo segunda vez. Não o encontrando, Marcelo decidiu abordar algum funcionário do supermercado, e pedir-lhe ajuda para encontrar o item, que, nas suas palavras, havia se escondido em uma caverna. Aos seus olhos surgiu, puxando um carrinho-de-compras repleto de caixas cheias de potes de margarina, e de requeijão, e de manteiga, uma funcionária, devidamente uniformizada, mulher na altura de seus vinte anos, bonita, atraente - e a beleza dela encantou Marcelo, que dela se aproximou, e educadamente, e saudou-a:

- Bom dia, moça.

A mulher, que naquele momento curvava-se, de costas para ele, para ajeitar no refrigerador uns potes de margarina, ouvindo-o, voltou-se-lhe, e, sorridente, correspondeu-lhe à saudação:

- Bom dia, senhor. O que o senhor deseja?

E perguntou-lhe Marcelo:

- Você tem rabo de porco?

Mal ele pôs ao fim das suas palavras o ponto de interrogação, a moça, que até então sorria maravilhosamente a exibir seus magníficos dentes lácteos, franziu o cenho, encarou-o, furiosa, recompôs-se, seus olhos nos dele cravados, intimidando-o, e alvejou-o com três palavrões - não é conveniente, e tampouco elegante, reproduzi-los aqui. Petrificou-se Marcelo. Assustou-se Juliano ao sentir as chamas furiosas que escaparam dos olhos e da boca da moça. Marcelo, perdido, constrangido, viu duas pessoas fitando-o, curiosas, recuperou o estado de espírito, após um curto tempo petrificado, e explicou-se à mulher:

- Moça, acalme-se. Meus sogros estão para chegar, neste final de semana, do Maranhão. Decidimos minha mulher e eu preparar-lhes uma feijoada, que eles tanto gostam. E viemos meu filho e eu comprar os ingredientes. Já pegamos o toucinho, o feijão preto, o paio, e, de porco, a costela, a orelha e o pé. Falta o rabo. Você tem um?

A mulher descarregou-lhe em cima uma saraivada de palavrões, afastou, de si, para a direita, o carrinho-de-compras, e deu uns quatro, cinco passos, e passos pesados, na direção de Marcelo, a exibir-lhe as unhas retráteis, pronta para cravar-lhas nos olhos, e arrancar-lhos, e ele, instintiva, e sabiamente, recuou, dela se afastando, trazendo consigo Juliano, que tinha assustadiços os olhos. Aglomeraram-se nos arredores, atraídos pelos gritos da mulher, alguns curiosos. Tratou Marcelo de escapar ao olhar da mulher, e das garras dela, e de sua língua, e ir, incontinenti, ao caixa pagar pelos produtos que selecionara, e retirar-se, o mais rapidamente que pudesse, do supermercado. E foi o que fez, num átimo. E em silêncio.

Marcelo, ainda um tanto constrangido, e Juliano, visivelmente assustado e confuso, rumaram para casa. Dela distando uns duzentos metros, Marcelo cortou o silêncio, falando mais para si do que para seu filho:

- Moça tão bela, e tão desbocada.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 15/01/2023
Código do texto: T7695400
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.