Santelmo

Ele desceu a escadaria e viu alguns móveis quebrados. O piso já estava desgastado. A lâmpada do corredor estava queimada. O recinto mostrava sinais de abandono ou falta de cuidados. Nós áureos tempos a sala esteve sempre lotada. O movimento de entra e sai era intenso. O auge da telefonia móvel causara um burburinho muito grande. De vez em quando alguns técnicos reclamavam das tantas ordens de serviços. Quase não almoçavam. Mas quando as gratificações caiam em suas contas, prontamente o sorriso aparecia em seus rostos. Um novo governo trazia esperanças para aqueles anos pós privatizações. A exceção era justamente os funcionários das empresas estatais de telecomunicações. Eles perderam estabilidade e "status" perante a sociedade. O monopólio das telecomunicações tinha acabado. Agora surgiam novas empresas e o mercado ficou agitado. O que antes parecia bom com a intensa participação estatal, logo demonstrou que o país precisava de novos investimentos. A empresa do inscipiente Santelmo havia adquirido a permissão para explorar uma parte do cidade. Logo o ascendente empresário montou vários escritórios em pontos estratégicos. A necessidade de um call center estava evidente naquele momento. Então alugou um enorme prédio que abrigou cerca de 120 pessoas. Mas houve a necessidade de contratações para vendas externas. A venda de linhas telefônicas residenciais "explodiu" naqueles anos de 2003. Santelmo percebeu que o mercado estava aquecido e em pouco tempo já contava com exatos 10 pontos fixos de atendimento nós principais shoppings da cidade. O desafio naquele momento traduzia-se na falta de mão de obra especializada. Mas aos poucos esse desafio foi superado. Esse período áureo durou vários anos. Após a pulverização dos serviços de telefonia houve uma grande "corrida" em busca de novos clientes entre as novas companhias telefônicas. A empresa C oferecia pacotes de dados quase "infindáveis ". Mas aí a empresa O anunciava o dobro desses pacotes. Ao longo do tempo novas tecnologias se tornaram uma espécie de "garota" propaganda de algumas empresas telefônicas. Depois da tecnologia do Cobre, veio a fibra ótica que foi amplamente aceita pelos consumidores. Exceto aqueles que não eram adeptos de Internet. Mas devido a péssima administração e falta de investimentos, a crise se instalou e Santelmo vendeu boa parte de seus pontos fixos. O seu escritório já não demonstrava o ar de modernidade de outrora. O call center já tinha encerrado as atividades. A fachada do escritório já desbotada tal qual a farda dos quatro funcionários antigos evidenciava o fim das atividades daquela empresa. Após uma longa reflexão, Santelmo fora "acordado" pelos pingos de água que cairá do velho ar condicionado que outrora aliviava o calor dos técnicos em telefonia. Levantou-se da cadeira, colocou um balde embaixo dos pingos que aos poucos tinha deteriorado a mesa MDF e o próprio computador. Olhou em volta e foi embora.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 03/03/2023
Código do texto: T7731798
Classificação de conteúdo: seguro