O caronista

Algumas horas com o polegar em riste, e finalmente um carro para:

- Vai pra onde, amigo? - pergunta o motorista.

- Pra frente, eu acho - diz o mochileiro.

Ambos riem. Seguindo o convite, o jovem joga a mochila no banco de trás e entra no veículo.

As janelas abertas refrescam o interior, mas também exigem do rádio um volume alto e dos homens uma conversa aos berros.

...

- E aí, sei lá, larguei tudo - conclui o carona -, peguei o básico, enfiei na mochila, e estou aqui, lá, por aí.

O motorista acena como se compreendesse aquela aventura, mas o anel na mão direita e a reunião com o departamento de marketing na manhã seguinte lhe diziam que dera carona a um desses jovens mimados, desses que chamam de liberdade o que, no fundo, é medo.

- Entendo - diz com um sorriso morno nos lábios.

A conversa cessa, e as músicas do rádio, um programa domingueiro de velhos sucessos, convida aos pensamentos íntimos. O motorista vai ali, pensando em como transformar aquela carona em gracejos risonhos e debochados na salinha do café, entre um relatório e outro; o carona calcula se salta na próxima cidade ou se segue mais adiante, sem critério com que decidir.

Por fim, ele escolhe saltar.

- Valeu, cara, fico aqui.

- Certeza? Isso aí é um buraquinho de cidade.

- Certeza assim não tenho, mas...

E depois das reticências, ri; desta vez, sem que o motorista o acompanhe.

Pega a mochila, bate a porta do carro, agradece outra vez, e logo é um diminuto homem dentro do retrovisor.

O motorista, engatando a quinta marcha, abana a cabeça:

- É cada um!

E segue na viagem, rodando quilômetro após quilômetro, mantendo-se firme na estrada, preso entre as fileiras de postes de fiação elétrica que se repetem, repetem e repetem, cavando cada vez mais fundo naquele mecanismo que, por ora, se apresentava como uma tarde de domingo.

Para tentar exorcizar de vez a imagem do mochileiro, aquele zumbido chato no fundo de si, torna a censurar:

- É cada um!

E cantarola o refrão de uma das músicas do rádio, fazendo força para achar o sentido.