MÁSCARAS DA VIDA.

MÁSCARAS DA VIDA

Na Virada Da Segunda Década, Ainda Não Havia Um Colapso Tão Grande,

Vindo Do Hemisférionorte

Sentada À Mesa, Tomando Café Da Manhã Percebi Que Ao Fundo, No Noticiário Na Televisão, O Repórter, Com Uma Expressão Preocupante, Falava De Uma Enfermidade Que Se Propagava E Assolava Outros Países. Desde Então, Começaram Os Alertas. Governantes E Populares Não Sabiam O Que Viriam A Enfrentar. Logo Foram Anunciados Os Protocolos Com Uso Obrigatório De Máscara E Precauções De Contato Como O Distanciamento Social Para A Sobrevivência.

Noite De Plantão!

Em Meio Ao Caos Que Se Abateu Sobre O Pronto Socorro, Um Senhor Aproxima Dizendo: ”Por Favor, Não Me Deixe Morrer”. Familiares Em Prantos Pediam Ajuda. Nós Não Imaginávamos O Que Estáva Por Vir. A Dor, O Sofrimento, Sentimento De Ajuda, De Querer Sanar A Angústia... O

Paciente Veio A Óbito Alguns Minutos Depois, Disseminando O Vírus. Não Havia Preparação Para Evitar A Catástrofe Que Ali Se Instalava. Começa, Então, A Desenfreada Lavagem Dos Alimentos Trazidos Por Familiares Dos Pacientes. Tudo Era Constantemente Lavado Com Água E Sabão, Às Vezes Alterando O Sabor, Enganando O Paladar, Numa Mistura Real Da Nova Realidade. Uma Frenética Ação De Higienização Dos Pés E Mãos. Na UTI, Um Corredor Com 30 Contaminados Em Isolamento, Pacientes Eram Consumidos Dia E Noites. No Leito 7, Uma Jovem Mãe De Gêmeos Guardava Desespero E Clamor Pela Vida. Daquele Número Não Esqueço Jamais,,. A Mãe Com Os Dois Presentes De Deus Em Seu Ventre, Entubada E Agonizando Em Último Suspiro. Os Profissionais Sem Saber O Que Fazer Para Salvá-Los, Vidas Que Nunca Conhecerão O Calor Do Sol E A Brisa Da Manhã De Primavera.

Gritos De Socorro E Piedade Reverberam Nos Corredores. Na Madrugada, Os 30 Leitos Esperam Novos Pacientes. O Suspiro De Esperança Vem Misturado À Tosse E Espirros, Em Intensa Propagação Do Covid-19. Profissionais Exaustos Pareciam Perder O Foco E O Equilíbrio.

O Medo De Levar O Perigo Para Casa Era Constante. Eles Carregavam O Peso Do Isolamento Sem SaberQue O Inimigo Já Rondava Seus Lares. Viramos Um País Que Tosse Pelos Cantos, Espirra Abafado, que Se Esconde Sob Cobertores. O Vírus Foi Levando Um De Cada Vez, Restou Apenas Um De Meus Pacientes, Sem Saber Que Mais Tarde Iria Se Unir À Sua Família, Já Desencarnada.

Pensei Alto: “Quero Ir Embora, Deixar Para Trás O Medo De Algo Tão Pequeno, Mas Que Devasta A População. Inocentes, Culpados, Leigos E Aqueles Que Nem Mesmo Se Importam Com O Próximo.”

Muitos Abandonaram A Profissão. Outros Pediram Para Não Morrer. Passamos Meses Naquele Calvário De Choro E Sofrimento. Não Esmorecemos Para Salvar Vidas E Buscar Esperança, De Olho Na Corrida Dos Nossos Brilhantes Cientistas Na Busca Para Amenizar Os Danos Causados

Pelo Inimigo Invisível.

O Mundo Chorou Por Seus Filhos. Não Se Podia Mais Dar Ou Receber UmAbraço, Um Carinho, Um Beijo Na Testa. Um Simples Aperto De Mão.

Enfim Chegou A Primeira Dose Da Vacina Em Meio A Incertezas E Dúvidas. Foi Rápido, Esplêndido! Veio Então O Sopro Deesperança. Pudemos Ver Nossas Famílias ir Para Casa, Ouvir O Latido Do Cachorro Ao Abrir O

Portão, O Cantar Dos Pássaros, Sentir O Cheiro Do Shampoo Depois Do Banho matinal, Ver O Sorriso Dos Filhos Dizendo Bom dia.

A População Se Dividiu Em Dúvidas E Desespero Sobre Tomar Ou Não A Primeira Dose Da Vacina. Nosso Governante Maior Nos Iludia Com Informaçõesfalsas, Teimava Em Dizer Que Era Apenas “Uma Gripezinha”, Afirmava Ter Corpo De Atleta E Que O Vírus Não O Atingiria. Lembrando Aqui, Vários “Sarados” Morreram. Ricos, Pobres, Pretos, Brancos, Aldeias Indígenas Sendo Devastadas...

O Vírus Não Poupou Raça, Gênero Ou Geografia. Estamos Mergulhados Num Mar De Corrupção, Ignorância, Poder… Imploramos Pela Vida Em Hospitais Sempre Lotados, Com Profissionais Doentes E Expostos Às Doenças. Isso Aumenta A Demanda Por Leitos. Chegamos A Ser Chamados De “Heróis”, “Anjos Da Madrugada”.

Alguem Disse: “Vocês São O Vírus Em Pessoa. Por Favor, Não Encoste Em Mim”. Agora Dizem Que Somos Infectadores. Com O “Novo Normal”, Veio O Diagnóstico De Covid. Será Milagre Ou Simplesmente Deus Me Poupou Para Assim Exercer A Arte De Cuidar? Não Consigo Deixar De Pensar No Valor Da Ciência. Como Alguém Pode Negá-La? São Dias De Gratidão A Todos. Como A Atitude De Um Ser Humano Impacta Tantas Pessoas? É Surreal Ignorar A Erradicação De Tantas Doenças: Poliomielite, Sarampo, Rubéola E Difteria – Todas Erradicadas Por Vacina. Quantas Vidas Foram Perdidas? Problemas Psicológicos, Sociais, Econômicos. Quantas Vidas Poderiam Ter Sido Salvas? Ah, Se Tivéssemos Sido Mais Rápidos!!! A História Nos Lembra Que Em Outros Tempos Doenças Contagiosas Foram Negadas Por Esses Mesmos Grupos Sociais Que Se Perpetuam No Controle Da Sociedade.

Infelizmente.São Pragas, Enviadas Como Castigo Para A Humanidade. Nossa Própria Geração Viveu Experiências Contra A Febre Amarela, A Meningite, A Influenza. Desde A Peste Negra, Que Dizimou Metade Da População Europeia Na Idade Média, Até A Covid 19, Tudo Já Foi Passando De Gerações Em Gerações. Agora, Só Nos Resta Agradecer.

Um Brinde À Saúde, Aos Cientistas, Aos Sobreviventes.Um Brinde A Vida!!!!

Lucyana Rodrigues

MÁSCARAS DA VIDA, ALGUNS TRECHOS DO CANTO

PUBLICADO NA COLETÂNEA DO LIVRO ""NACIONALIDADE BRASILEIRA """

Lucyana Rodrigues
Enviado por Lucyana Rodrigues em 27/03/2023
Reeditado em 27/03/2023
Código do texto: T7750104
Classificação de conteúdo: seguro