Home office

- Foi um pouco antes da pandemia - recordou Leroy. - Teve um dia em que caiu uma tempestade, e até o metrô parou de funcionar, mas o meu chefe me ligou e perguntou porque eu ainda não estava no escritório.

- Naturalmente, você explicou a situação pra ele - redargui.

- Expliquei e perguntei se podia ficar em casa. Afinal, como a minha área é suporte de sistemas, posso trabalhar em qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet, e essa ainda estava funcionando.

- E ele?

- Respondeu que algum cliente poderia aparecer no escritório para tirar dúvidas, e eu era o técnico que morava mais perto. Portanto, não me autorizava a trabalhar em casa. Que me virasse e viesse de bicicleta, caso o metrô não estivesse funcionando.

- Que sujeito estúpido! - Indignei-me.

- Muito estúpido. Bom, eu estava com muitas contas pra pagar e não podia correr o risco de ficar desempregado. Botei uma capa de chuva, montei na bicicleta e fui pro escritório. Mas parece que não era realmente o meu dia, nem o dele.

- O que houve?

- Quando cheguei lá, o quarteirão estava sem energia. E sem telefone. Simplesmente não havia como trabalhar naquelas condições.

- Suponho que ele deve ter te dispensado.

- Pensou errado. Me fez ficar sentado até o fim do expediente, esperando a energia voltar. E isso não aconteceu.

- Parecia que estava te castigando por alguma coisa.

- Ele não ia com a minha cara, me achava folgado. Sou um bom técnico, sei o quanto o meu trabalho vale. Acho que ele estava tentando me quebrar, me deixar mais humilde. Comigo, não funcionou.

- E então você voltou pra casa.

- Voltei pra casa e o dia seguinte era um sábado. Eu desliguei o celular e não abri o e-mail de serviço por todo o fim de semana. Quando cheguei pra trabalhar na segunda, o sujeito estava possesso.

- Apareceu serviço no fim de semana e ele queria que você estivesse de plantão.

- Exato. Os clientes que não puderam ligar na sexta ou ter atendimento por e-mail, porque eu estava num lugar sem energia, resolveram procurar o suporte no sábado. E o meu celular só dava caixa postal.

- Que desculpa você deu?

- Desculpa nenhuma. Lembrei a ele que havia me proibido de trabalhar em casa, nos fins de semana ou em qualquer dia. Portanto, eu estava apenas seguindo ordens.

Fiz um gesto de concordância.

- Em seguida, ele te despediu.

Leroy abanou negativamente a cabeça.

- Em seguida, veio a pandemia e todo o pessoal do suporte passou a trabalhar remoto. Mas aí, eu já havia me demitido e estava em outra empresa, com um chefe bem menos idiota...

- [20-04-2023]