TARJA BRANCA

Seu nome apareceu numa - Lista Branca - e deixou a família apavorada,

Uma Fake News viralizou dizendo que ela havia roubado as filhas de um miliciano.

Como um desengonçado - Cisne Branco - a trágica notícia voou para o seio familiar.

Essa menina é problemática, dizia a avó;

Eu sempre falei que essa garota era a - Ovelha Branca - da família, emendou a madrinha;

A tia reforçou: Ninguém tinha dúvidas que essa amizade com gente que tem boas condições não ia dar certo. As amigas dela, todas, com roupa de marca, perfume importado, celular de última geração, moto e joias, enchendo a pobretona de presentes caros. Nenhuma delas trabalham e já escutei conversas até falando em comprar Dólar, Euro e esse tal de Bitcoin.

Só podem estar envolvidas com - Câmbio Branco, Mercado Branco - essas porcarias todas aí.

Toda a parentela, reunida à casa, buliçosa, acusadora, chorosa, inquisidora.

A mãe disse: “minha filha, pelo amor de Deus. Você está cansada de saber que para nós tudo é mais difícil por sermos mulheres pretas. E o preconceito quadruplica porque somos mulheres, pretas, pobres e gordas. Já não basta o tanto que sofri por ter sepultado três esposos? Mesmo que todos tenham falecido por acidente de trabalho e que não nos deixaram nada porque não tinham a carteira assinada. Nunca se importaram com a minha dor, debocham de mim e até hoje me chamam de - Viúva Branca - Agora nós vamos ser tachadas de criminosas também? Envolvidas em problemas com a milícia e marcadas para morrer.”

Ela, que nunca foi muda, que sempre foi uma - Criada Faladeira – “malcriada” e libertária. com exceção da mãe, mandou todo mundo ir “tomar onde não bate Sol.” Ela berrava dizendo que as pessoas não dão conta nem de suas próprias vidas e têm a mania de pensar que sabem o que é melhor para os outros, sempre impondo suas próprias verdades sem se preocuparem se vão machucar o próximo. Esta tal de Fake News é uma epidemia pior que a - Peste Branca -

pior que o Covid-19, pior que tudo. É a própria morte! Em seguida, saiu xingando e dizendo que iria resolver tudo e depois esfregaria a verdade na cara dos mentirosos que, segundo ela, mereciam uma cusparada bem “no meio das fuças.” “Bando de filhotes do cão!”

Ficou sumida por uma semana e a mãe que já tinha problemas com ansiedade e insônia passou a tomar remédio controlado para se acalmar e conseguir dormir, mas logo a filha voltou e lhe contou toda a verdadeira história. Mamãe, eu e as minhas quatro amigas fizemos um bolão da Mega-Sena da virada e ganhamos. Não acertamos o prêmio máximo, fizemos a quina e cada uma recebeu R$ 45.438,78. O pai de uma das meninas é advogado e o outro é corretor de imóveis. Eles me ajudaram e eu comprei uma “casinha” para a senhora. Lembra-se daquele “sitiozinho” que sempre foi seu sonho de consumo? O dono estava vendendo por R$ 60.000,00.

Eu dei quarenta e as meninas deram, cada uma, cinco para completar. Os pais delas resolveram tudo e está em seu nome , só falta assinar, mas eu ia deixar isso para o mês que vem que é seu aniversário e vai ser o seu presente. Uma surpresa para senhora mamãe.

A pobre genitora gritou, pulou, abraçou e beijou sua descendente com todo amor que não lhe cabia no coração e na alma.

No mês seguinte, na data do aniversário da mãe, elas já estavam instaladas no seu pequenino patrimônio e a querida senhora ganhou uma grande festa para comemorar. Apesar das diferenças e desconfianças e acusações os parentes foram convidados e compareceram todos, as quatro amigas também estiveram com seus pais e levaram excelentes presentes.

Uma comoção para dona Catarina e sua família humilde e uma lição de vida para as outras através da amizade sincera das cinco meninas.

Já no finalzinho da festa dona Catarina estava exausta de cansaço com os preparativos e todas as emoções do dia. A mãe de uma das meninas, que era médica, foi ao quarto dela e antes de se despedir a examinou e recomendou: A partir de agora se tiveres insônia não irá mais tomar medicamento – Tarja Branca – Com ou sem sua filha aqui, vais tomar uma generosa taça de um bom - Vinho Tinto – Tu me prometes? As duas gargalharam gostosamente.

NOTA DE CONHECIMENTO:

Lista Negra: quando um indivíduo ou um coletivo qualquer é considerado perigoso, desleal, subversivo ou contrário a certos interesses, é bem provável que seu nome acabe figurando em uma lista de pessoas não gratas. Este tipo de registro é conhecido popularmente com um termo: Lista Negra.

Cisne Negro: é um conceito criado pelo filósofo e escritor Nassim Taleb e que pode ser considerado como um momento de crise ou evento raro – que pode ser positivo ou negativo – de grande impacto na economia nacional ou global, bem como na sociedade como um todo.

Ovelha Negra: é uma expressão popular utilizada para representar a peculiaridade de uma pessoa que é diferente das outras, ou seja, que está fora dos padrões considerados normais pelo seu grupo social.

Câmbio Negro: ou mercado paralelo de compra e venda de moedas estrangeiras, ficou bastante popular no Brasil na década de 90. A instabilidade econômica do país e o confisco da poupança fizeram com que inúmeras pessoas investissem em dólares, moeda confiável e estável, mas muitas vezes a compra era realizada de maneira ilegal. No decorrer dos anos, a pratica do câmbio negro se associou a ilegalidade, sendo empregada para lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e até

trafico. Atualmente, qualquer pessoa que compre ou venda moeda estrangeira no mercado paralelo

está cometendo um crime contra o sistema financeiro: evasão de divisas.

Mercado Negro: economia subterrânea ou economia paralela é um mercado clandestino ou uma série de transações que tem algum aspecto de ilegalidade ou é caracterizada pelo descumprimento de um conjunto de regras institucionais.

Viúva Negra é o nome de uma espécie venenosa de aranha. Elas são conhecidas por ter uma marca vermelha nas costas e pelo seu forte veneno – que se acredita ser 15 vezes mais potente que o de uma cascavel. As Viúvas Negras são chamadas assassinas sedutoras pois as aranhas fêmeas matam seus machos após copularem.

Criado-mudo: a origem do termo criado-mudo é alvo de diferentes teorias, e muitas iniciativas tentam incluí-lo na lista de expressões que deveriam ser abolidas.

Essas iniciativas partem da teoria de que o termo faz referência “aos criados, geralmente pessoas escravizadas, que deveriam segurar objetos para seus senhores e eram proibidos de falar”.

Peste Negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348. Esse acontecimento figurou entre aqueles que caracterizaram a crise da Baixa Idade Média, sendo os outros as revoltas camponesas no século XIV e a crise do feudalismo. A peste era chamada de negra porque ela causava manchas negras na pele das pessoas, fruto das infecções provocadas pelo bacilo. Essa peste também ficou conhecida como bubônica por provocar bubões ou bubos, isto é, inchaços infecciosos no sistema linfático, sobretudo nas regiões das axilas, virilha e pescoço.

Tarja Preta: a tarja de cor preta indica que o medicamento pode causar riscos à saúde, tolerância, dependência física e psíquica. Esses remédios necessitam de controle rigoroso e só podem ser comprados com a retenção de receita médica. A propaganda desse tipo de medicamento é proibida.

Tarja branca: opõe-se, aqui, à Tarja Preta. Aos medicamentos de alto risco, que só se compra na farmácia com receita médica, que fica retida. Medicamentos que podem causar dependência, que se usa, mas que não se gostaria de precisar usar.

Fome Negra: a fome no Brasil pode ser enfatizada pelas pessoas negras devido a um contexto histórico que perdura ao longo de anos de forma a afetar camadas sociais mais vulneráveis.

Mulato(a): a cartilha destaca que o termo "mulato", na língua espanhola, se referia ao filhote macho do cruzamento do cavalo com a jumenta ou da égua com o jumento, o que em português chamamos de mula. O termo, que define o animal mestiço, passou a ser usado, segundo o dicionário Houaiss, a partir do século 16 como analogia para se referir a filhos de mãe branca e pai negro ou vice-versa. Ou seja, compara-se um animal mestiço com um ser humano que descende de brancos e negros.