O Deus das Linhas retas

Com uma erupção cuspindo lavas vermelhas de fogo em um dos pés, se largou nas ruas das cidades. Vez em sempre para na porta de um supermercado, e por alí fica. Se ninguém oferece nada, nada pede, nada come, nada bebe; mas qualquer resto é bem-vindo. Quando pertencia ao grupo dos "normais", entendia que a vida era sentença matemática e na divisão, até o resto faz(ia) parte do todo. O aprendizado matemático lhe foi útil, tanto é verdade, que atualmente aproveita os restos em sua vida, por isso, ainda que sem formação superior, pensa que é um matemático completo.

Enquanto o silêncio é o seu fiel companheiro, em qualquer lugar que pare e exerça o seu ofício, a indiferença dos olhos é transeunte e passageira. Por ter uma mente sólida, não se sente vítima de olhos passageiros e atravessados. Para isso, fuçou um caderno roto no escombros de lixo que, educadamente, respeitosamente, as pessoas fazem aos montes nas esquinas das cidades, juntou latinhas de alumínio e comprou uma caneta. E do dia da posse dos objetos em diante, tornou-se O Traçador de Linhas. Em verdade, um doutor Traçador de Linhas.

Exercendo uma profissão, deverasmente moderna e nada reconhecida; passa longas e demoradas horas riscando à caneta, as linhas traçadas do caderno. Imagina-se um socorrista, reanimando o paciente que acabou de ter um ataque cardíaco. Haja paciente, tanto quanto haja paciência e coordenação motora da mão.

Morrer é palavra riscada de seu dicionário. Dicionário que nunca possuiu. Contudo, tem consigo a ideia que se o caderno e as linhas morrem, a sua caneta dá-lhes vida; pois sendo Deus geômetra do bem, da justiça, da bondade e misericórdia, "escreve reto por linhas tortas. E de linha em linha, da primeira até a última, segue traçando linha sobre as linhas do caderno de mais ou menos 100 páginas; destas, 90% são aproveitáveis. Supondo 20 linhas em cada lado da folha, o Traçador tem aproximadamente 36 mil linhas para traçar; por isso, tem trabalhado horas e horas a fio. Às vezes, dias e noites adentro.

Já faz planos para adquirir mais canetas. Os cadernos são mais fáceis de conseguir, devido o objeto estar em extinção, os que restam, vão parar nos escombros de lixo. Por sinal, munido por algumas semanas, carrega no embornal, dois cadernos de mais ou menos 80 páginas limpas. Portanto, não precisa fazer as contas de quantas linhas tem para traçar; muito do número de horas e dias para a feitura da tarefa.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 26/09/2023
Reeditado em 26/09/2023
Código do texto: T7894447
Classificação de conteúdo: seguro