Alguns antigos ditados populares comentados.

Quando você vai abrir um negócio e não quer começar do zero,pode recorrer a uma franquia,que lhe dará a experiência e a popularidade do franqueador .

Penso que no caso dos ditados ocorre algo semelhante.A pessoa pretende se expressar de forma sucinta mas não consegue;aí lança mão desse tipo de sabedoria popular.

Mas não é tão fácil assim.Dependendo do lugar e do momento,essas frases prontas podem te colocar numa furada!

Vamos analisar alguns exemplos:

1)Isto daqui é do arco da velha!

Quem seria essa idosa?(velha é muito ofensivo).E por que ela teria um arco?Seria uma caçadora?Teria sido abandonada pelo marido,trocada por uma ninfeta,e decidido ir à luta,caçando para alimentar a si e aos filhos?Ou teria se tornado uma assassina de aluguel,eliminando com flechadas certeiras alvos humanos.

Nunca saberemos.

2)Não tem tu,vai tu mesmo!

Todo presidente de clube de futebol do Brasil passa por este problema quando vai contratar um novo técnico:Inicia querendo um estrangeiro e acaba com um tupiniquim.

As mulheres quando estão perto dos quarenta,e querem casar e ter filhos,também usam muito este ditado.

Podem não admitir,mas usam.

3)Muito riso pouco siso!

O Ronaldinho Gaucho é a prova cabal deste.

4)Se de novo escapa,de velho não passa!

Dust to dust.

5)Para ter o ouro,tem que dar o couro!

Um amigo meu disse que o pai falava isto para incentivá-lo a trabalhar.

Pensando bem,este dá margem a outras interpretações..mas vamos deixar isto para lá.Não quero mudar a classificação do texto.

6)Quem não ouve cuidado vai ouvir coitado!

Este foi feito sob medida para aquele jovem norte-americano que pulou do barco nas águas infestadas de tubarões do Caribe durante um cruzeiro noturno.

7)Escreveu não leu,o pau comeu!

Nos tempos atuais,a pessoa pode ler e reler o que escreve,tomar todos os cuidados para não ferir nenhuma suscetibilidade que,mesmo assim,sempre aparecerá uma vítima sedenta por reparação.

8)Onde eu gosto de ir muito eu vou pouco!

O pai de uma ex-namorada minha pregava esse comportamento.Era querido por todos os parentes.

Gostaria de continuar a narrativa,mas certos afazeres profissionais me chamam.

Tempo é dinheiro.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 08/10/2023
Código do texto: T7904065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.