458 O perigo das cobras

Em menos de um mês encontrei uma segunda cobra na garagem da nossa chácara. A primeira era uma coral falsa, com anéis pretos e brancos que não circulavam todo o corpo e com cerca de 2 metros. A segunda era uma jararaca com manchas em preto e branco, com aproximadamente 1 metro; e creio que tinha a intenção de entrar na área de serviço, e só não entrou porque eu fechei o acesso debaixo da porta. Creio que a gata ou uma cachorra que as crio as mataram.

Há cerca de dois anos encontrei uma cobra píton reticulada de uns dois metros tomando sol perto de um buraco à beira duma estrada de terra, que após notar a minha presença entrou dentro do buraco. Há mais de um ano que não a vejo no buraco. Tinham uns cachorros a incomodando, e ela ou ele deve ter mudado de moradia ou morreu. Creio que alguém a abandonou, por temê-la devido o seu crescimento.

Pouco tempo depois encontrei uma cobra jiboia-constritora de uns dois metros morta à margem da mesma estrada de terra, não tinha sinal que foi por morta por pauladas. Já encontrei outras cobras. Há muitas cobras por aqui, como jiboias e sucuris, porque onde tem mato e córregos tem cobras. E é preciso ter todo cuidado para não pisar numa e ser surpreendido.

Goiânia, 09-09-2023

(Do meu livro Minhas histórias, pequenos contos, em revisão)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/10/2023
Código do texto: T7907730
Classificação de conteúdo: seguro