O Bananeiro

Enquanto isso na rua e na feira as pessoas perguntava: cadê o bananeiro que não aparece? Alguém tem alguma informação sobre o bananeiro? Ele ainda não chegou disse alguém!

Sou despertado às cinco horas da manhã pelos sons da alegria demonstrada pelos pássaros eu me levanto, pois tenho muito que fazer há banana pra colher pra vender lá no mercado. Já no café eu tomo ouvindo os passarinhos um privilegio indescritível que me leva exaltá-los:

(bem-te-vi, bem-te-vi quem te viu e quem te vê, tico aqui e tico lá o coleirinho e o sabiá me despertam com carinho para eu ir trabalhar)

Ergo o carrinho com bananas e vou à feira, mas bem antes do destino já começo a trabalhar os meus clientes já de longe me acenam e me pedem com carinho para eu me aproximar. Eu lhes respondo com um repente nordestino pra chamar sua atenção e o interesse despertar:

(Já estou indo só precisam me aguardar por vocês tenho carinho nem precisam pechinchar)

Bem na janela vejo uma rosa sorridente uma mulher muito bonita que me chamou para comprar, mas também vi balançando numa rede o seu dono impaciente que me filmou com um mal olhar, mas com cautela lhe vendi o meu produto e fui saindo de fininho antes dele me atacar.

(mulher bonita chama muito atenção tem que ter muito controle dependendo da situação se for casada corra, fuja meu irmão sete palmos lhe espera dentro de um caixão)

Sigo em frente estou indo rumo a feira pra vender minha banana pra comprar farinha e pão Mas no trajeto eu me encontro com um bêbado ele estava cambaleando bem na minha direção me interrompeu querendo comer banana mas nem ao menos tinha um centavo no bolso do seu calção

(Quem troca água por cachaça é biriteiro amanhece na rua dormindo e é lambido pelos cães)

Eu me desvio e vou focado no mercado pois lá eu tenho freguesia cercado por todos os lados mas de repente chega mim dois irmãozinhos me pedindo duas bananas pra comer com a farinha que ganhou lá no mercado. Quase chorei ao ver aquela situação dei-lhe uma dúzia de bananas e eles saíram aliviados.

(São consequências das grandes corrupções de governos irresponsáveis que desgovernam qualquer nação)

Na minha lida encontro agora religiosos que me saudaram assim dizendo: A paz do Senhor abençoado! Eles disseram que estavam arrecadando alimentos pra distribuir para as pessoas, mas pobres e necessitadas. Sem mais delongas dei-lhes uma dúzia de banana e logo eles me agradeceram dizendo: A generosidade humana dura enquanto durar as suas sobras você nos deu do que você tem nos lembrando a viúva pobre. Deus te abençoe!

(Senhor me ajude até que eu chegue ao meu destino ainda com mercadoria, pois preciso ganhar meu pão)

Sigo tranquilo quase próximo do mercado quando surge na minha frente dois sujeitos mal encarados se aproximaram e foram logo me dizendo se quiser ficar no ponto vai ter que pagar um pedágio se recusar tomamos sua mercadoria chutamos a sua bunda e lhe mandamos pro outro lado. Insatisfeito e não tendo o que fazer paguei o que eles queriam e fui pro meu ponto vender.

(É a situação que, mas cresce a cada dia e nos gera agonia sem saber o que fazer infelizmente aqueles que poderiam ignoram por covardia e vivem pelo bel-prazer)

Chego no ponto e vejo os clientes sorridentes dizendo ele chegou chamem todos minha gente também sorrir fingindo está muito contente, mas por trás da minha aparência há um homem descontente. Vendo as bananas bem mais rápido do que eu pensei dou adeus pra todo mundo e vou procurar um supermercado. Olhando os preços e comparando com o que eu ganhei foi um susto que eu levei só deu pra comprar o básico.

(É dessa forma que a gente vai vivendo massacrado pelo sistema e ainda votando erradamente)

Volto pra casa onde eu sou bem recebido ouço os pássaros no meu ouvido com os seus cantos sensacionais arrumo as compras nos seus lugares devidos vou até a cachoeira tomar banho e relaxar chamo a Jurema meu consolo e forte abrigo ela vem pra mim sorrindo e vamos juntos mergulhar.

(Não tenho tudo mas o que tenho me regozijo tenho sombra e água fresca e uma rede pra balançar. Da terra eu colho quase tudo que preciso e no lago crio tilápia e as galinhas ovos me dá, mas tudo isso não seria suficiente se eu não tivesse a Jurema que me dar força para lutar.)

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 12/12/2023
Reeditado em 17/02/2024
Código do texto: T7952349
Classificação de conteúdo: seguro