Por Jardim Camburi: um pedaço dentro de Vitória

Jardim Camburi é um bairro de Vitória, Espírito Santo. Localizado próximo da Serra, município da Região Metropolitana de Vitória. Ainda ficam algumas inquietações se alguns estabelecimentos estão em Jardim Camburi ou em Bairro de Fátima, pois Bairro de Fátima é um bairro vizinho, porém pertence à Serra. Enfim. Pela Avenida José Celso Cláudio, temos acesso aos bancos, restaurantes, supermercados, a Paróquia Sagrada Família (Igreja Católica de Jardim Camburi), farmácias, padarias, escolas, além de uma bela vista no final da Avenida. Chegando na Avenida Dante Michelini, cartão postal da capital capixaba. Quiosques, parques de lazer, campos de esportes, bem como uma passarela na areia da praia, onde o contato com o mar é maravilhoso. Ao longe, vê-se alguns bairros de Vitória. Para os devotos e raízes frequentadores desses locais conhecer os bairros de longe não é difícil. Podemos visualizar à orla de Camburi, apartamentos da Mata da Praia (aqui ressalto onde está uma das melhores padarias, a Moinho Itália com seus deliciosos lanches agradando todo tipo de paladar), um pouco adiante o tradicional bairro de Jardim da Penha e fazendo um esforço nas vistas, a bela Praia do Canto. Este último bairro conhecido pela sua limpeza e por ser bem arborizado, além de ter os melhores Hotéis da Capital. Um pouco à frente a tão maravilhosa Enseada do Suá conectando nossa Vitória com Vila Velha através da Terceira Ponte. A vista privilegiada da Baía de Vitória é de tirar o fôlego. Passando pela Ponte vemos à esquerda o Morro do Moreno, já à direita o Convento da Penha - Sentido Vitória x Vila Velha. Dois pontos turísticos que vale a pena conhecer! E por incrível que pareça saindo da Avenida José Celso Cláudio e chegando na Avenida Dante Michelini, atravessando para o calçadão vemos essas maravilhas. Alguns de perto, outros de longe. Apenas andando com calma sentido Praia de Camburi a beleza vai aumentando. E esses ambientes citados irão aparecendo. Agora, o curioso que o ponto de partida é o bairro de Jardim Camburi. Tradicional e Progressista ao mesmo tempo possui suas particularidades que me encantam. Como sinto uma paz nesse local. A praça da Igreja Matriz é minha preferida. Movimentada e com feirinhas gastronômicas. As músicas cantadas pelos grupos locais tomam conta por ali. Ah! Um verdadeiro encanto. Vale ressaltar o crescimento exponencial de apartamentos no bairro seja na entrada ou na saída, dependendo do referencial de chegada. O bairro está valorizado e é fundamental para Vitória. Pela Avenida Norte Sul, passamos por fora do bairro. Mas antes da entrada tem uma placa à direita indicando o acesso - Sentido Serra x Vitória. Curioso que não tinha esse olhar brilhoso por Jardim Camburi. Percebia sua importância, mas até então ficava neutro. Talvez com o tempo a maturidade vai falando mais alto e vamos acolhendo as coisas boas presentes por lá. Vemos outros horizontes. Suas ruas bem sinalizadas com placas de advertências e regulamentações, além dos semáforos favorecem o tráfego local. Pois bem, minhas considerações por esse bairro são essas. Não pretendo pontuar o que está faltando por ali ou o que precisa ser melhorado. Até porque percebo com olhos de admiração e não com defeitos. Às vezes só precisamos contemplar e silenciar, sem exigências. Nada mais! Jardim Camburi, você estará sempre viva em meu coração.

Davi Silva de Carvalho é escritor, professor e historiador com formação acadêmica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Davi Carvalho
Enviado por Davi Carvalho em 19/12/2023
Reeditado em 19/12/2023
Código do texto: T7957706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.